Se você quer transformar o visual da sua cara e trazer mais vida ao seu lar, venha conhecer esses 13 tipos de orquídeas que fogem do comum e vão encantar suas visitas.
Diante disso, pegue o seu bloquinho de notas e comece a escolher!
1# Fredclarkeara After Dark ou A Orquídea Negra
Primeiramente, e especial na lista de orquídeas, essa flor híbrida é resultado da mistura de duas espécies. Com isso, temos um formato e coloração bem diferente.
Não à toa, é considerada uma espécie rara e com alguns cuidados específicos para cultivo. Inclusive, o perfume é um destaque aqui. Assim, a floração dura, em média, 6 semanas.
2# Dendrobium
Se você busca uma espécie fácil de cultivar, a Dendrobium é uma opção. Ideal para ornar com troncos de árvores, ela exigirá uma iluminação natural mas vale à pena.
Assim, além de sua tonalidade pastel, sua parte central remete ao veludo que trás mais sofisticação à sua decoração.
3# Tipos de orquídeas: Paphiopedilum Rotchschildianum
Popularmente chamada de Orquídea Chinelo de Rohschild, a espécie foi descoberta em 1887 e, desde então, se tornou uma raridade entre os amantes de plantas.
Entre as principais características estão as cores, em um vermelho-vinho e amarelo, bem como as linhas, ao longo das folhas.
4# Oncidium ou Chuva de Ouro
A espécie Chuva de Ouro é amplamente conhecida no Brasil, mas não são todos os amantes que têm o efeito visual esperado: uma floração cheia, com flores amarelas.
Simultaneamente, você nota pontos marrons nas pétalas, na parte superior, sendo queridinha das abelhas entre primavera e outono.
5# Shenzhen Nongke
Conhecida como a “orquídea mais cara do mundo”, a espécie foi criada especialmente, a partir da mistura de outras plantas, demorando 8 anos para ser cultivada. Portanto, após criada, foi vendida a leilão.
Assim, trata-se de uma planta delicada, em um tom de verde mais claro nas flores, com a parte central branca e salpicada de vermelho.
6# Tipos de orquídeas: Epidendrum
A Epidendrum é uma ótima escolha, fácil de cultivar e que se adapta facilmente a diversos ambientes.
Com isso, a beleza está nas flores laranjas que se erguem em caules de tons violeta.
7# Paphiopedilum ou Orquídea Sapatinho
Um dos tipos de orquídeas que os amantes de flores mais buscam é a Orquídea Sapatinho, pelo seu rápido crescimento e longa floração.
Além disso, a espécie se destaca pelo formato, com quatro pontas com fundo branco e salpicadas de pontinhos marrons.
8# Dendrophylax Lindenii
Popularmente chamada de Orquídea Fantasma, essa espécie tem preferência por locais úmidos e abafados.
Entretanto, o ponto alto é o cheiro de maça e as flores grandes em um tom de branco evidente e bem diferente.
9# Cattleya Walkeriana
A Orquídea Feiticeira tem aquele tom único: mesclando entre o rosa, branco e violeta. Inclusive, a espécie é nativa do solo brasileiro e se adapta a áreas florestais, já que precisa de alta umidade e boas doses de sombra.
Essa opção é excelente para os amantes de grandes flores e querem investir em espécies diferentes.
10# Telipogon Diabolicus é um dos tipos de orquídeas exóticas
A Telipogon Diabolicus é uma espécie pouco comum na natureza e ideal para o cultivo em troncos de árvores, devido ao seu rápido desenvolvimento.
Com isso, é uma flor diferenciada, com pétalas delicadas e listradas em vermelho. Inclusive, daí vem o termo “diabolicus”, se referindo à essa tonalidade avermelhanda em seu centro.
11# Coleman’s Coralroot
Sendo um dos tipos de orquídeas raras, comumente encontrada em pouquíssimas regiões dos Estados Unidos, a Coleman’s Coralroot só apareceu em 2010.
Dessa forma, o destaque aqui envolve toda a planta: aqui você não terá folhas ou raízes, as flores têm listas em tons de rosa, as pontas são enroladas e a parte central branca.
12# Tipos de orquídeas: Aeranthes Albidiflora
Em um tom branco claríssimo, essa orquídea de Madagascar tem pétalas bastante delicadas e pontiagudas, com um leve tom verme/amarelo nas pontas.
Assim, alguns amantes e especialistas apontam que essa espécie está praticamente extinta decorrente da exploração ilícita.
13# Cattleya Schilleriana
A espécie Schilleriana é originária do Brasil e traz uma mistura de tons vibrantes de marrom e violeta. Sua floração ocorre até duas vezes no ano e dura por até um mês.
A flor tem pétalas finas e longas, com leves curvaturas nas extremidades e um miolo que remete a um casulo.
Vale dizer que você não irá encontrar alguns tipos de orquídeas para cultivar, principalmente pela origem dessas plantas, que ficam em locais distantes e com habitats únicos.
Um bom exemplo disso é a Polytachya Victoriae, que nasce em cachos de flores brancas com pontos rosas e detalhes em amarelo e por sua alta procura entrou para a lista de ameaçadas de extinção em 2000.
Melhores tipos de orquídeas para iniciantes
Por fim, se você está iniciando agora no cultivo de orquídeas, uma dica é escolher as espécies mais adaptáveis, sendo mais fácies. Como a Laelia Purpurata, Cymbidium e Denphal. A Phalaenopsis é queridinha dos brasileiros, florescendo até 3 vezes no ano.
Por outro lado, se você busca uma orquídea mais resistente, a Arundina Bambusifolia, chamada de Orquídea Bambu, é uma das melhores, comum em projetos paisagistas.
Enfim, sendo espécies que preferem locais úmidos, o Vaso Decor Autoirrigável possui um reservatório capaz de armazenar até 2 litros de água. Logo, dura até 2 semanas sem regar, tem design moderno e visor de nível de água.