Tempo de Leitura: 9 Minutos
Nesse artigo você vai aprender:
- Os benefícios do alecrim para sua saúde e para sua casa
- Como fazer mudas desta erva
- Quais os cuidados para cultivar em casa
- Dica para plantar sementes de alecrim
Você sabe pra que serve o alecrim? Sabia que ele tem vários benefícios para a saúde, e pode até ajudar a emagrecer? Os benefícios são tantos que não faltam motivos para você cultivar uma mudinha em casa!
Ah, você nunca plantou nada na vida? Não se preocupe, pois nós aqui da Brota reunimos um monte de informações e dicas de ouro para você iniciar nessa empreitada com sucesso muito mais garantido.
Então aqui neste artigo você vai encontrar todos os principais benefícios de ter um alecrim em casa, e depois um passo a passo bem descomplicado de como plantar e manter sua plantinha, e não cair em errinhos de iniciante. Vamos lá?
POR QUE O ALECRIM É BOM PARA A SAÚDE?
Essa plantinha contém as vitaminas C, K, B1 e B12, e por isso ela é boa para a imunidade, é um bom anti-inflamatório e também ajuda na circulação.
O chá do alecrim também ajuda a emagrecer, porque ele é um bom diurético, e ele ajuda na má digestão, nos gases intestinais e nas cólicas, o que é ótimo para aqueles dias do mês, certo mulheres?
Além de ser um tempero maravilhoso e aromático, também dá pra usar o óleo do alecrim, ele serve para fazer uma sessão de aromaterapia, para melhorar o estresse, e ele estimula e acelera o crescimento dos cabelos (inclusive, recomendamos muito).

Imagem: Pexels/Olena Bohovyk
BOAS ENERGIAS PARA SUA CASA
Além de fazer bem para a saúde, o alecrim é muito relacionado à proteção, à boa sorte, e também um ótimo símbolo contra o mau olhado. Portanto, o simples fato de ter essa erva aromática dentro de casa já pode transformar o ambiente e deixá-lo repleto de energias positivas.
Fora isso, o alecrim está na lista das plantas que têm o poder de afastar insetos da sua casa, como por exemplo o mosquito da dengue, o que é super importante agora nesse período de chuvas!

Fala sério, não tem como não querer plantar alecrim, não é? Então agora vamos seguir adiante e aprender um passo a passo de como cultivar ele na sua casa!
COMO MANTER UM ALECRIM SAUDÁVEL?
Bom, primeiro de tudo, vamos entender de que tipo de clima que o alecrim gosta. Ele é uma planta mediterrânea, então o local de onde ele vem tem bastante sol, vento, e o solo dele é mais próximo do arenoso, para não reter umidade nas raízes dele.
O ideal é cultivar sua plantinha em um local de sol pleno, ou onde bata luz direta por pelo menos 8 horas por dia. O local onde ele fica deve ser também mais seco, com pouca umidade, e se for uma área que tenha uma boa circulação de ar, está perfeito!

Imagem: Pexels/Karolina Grabowska
Você pode plantar o alecrim em um jardim, em uma jardineira ou em um vaso, desde que ele tenha furos no fundo para ajudar a escorrer a água da rega. O tamanho do vaso vai variar de acordo com o tamanho que você quer que seu alecrim atinja. Se plantado no solo ou em um vaso bem espaçoso, ele pode chegar até 1,50 metros de altura!
Não se esqueça de colocar os materiais de drenagem no fundo do vaso antes do substrato para ajudar a escorrer a água. O solo do alecrim deve ser mais solto e mais próximo do arenoso, podendo misturar areia de construção para ajudar nessa característica!
O JEITO CORRETO DE FAZER MUDAS DE ALECRIM
Podemos fazer mudas de alecrim a partir de sementes ou de estacas, mas enquanto a semente é só colocar no substrato e regar, as estacas precisam de certos cuidados.
Então, a primeira dúvida é: como colher a estaca? Você pode tanto pegar de uma planta grande de algum conhecido (não vai sair aí roubando mudinha de jardim alheio)! Ou você pode comprar aqueles maços de alecrim que vendem no mercado.
O importante na hora de escolher a muda, tanto a do mercado quanto da que você vai cortar plantinha grande, é observar os ramos que tenham um tamanho de mais ou menos 15 centímetros, e que esteja bem verdinho nas pontas, e mais marrom e amadeirado na base.

DICA: pegue sempre mais de um, porque nunca é bom confiar em uma estaca só, assim se uma não der certo, tem outras que podem vingar.
Tendo o sua estaca em mãos, você vai tirar delicadamente as folhinhas da base, do tamanho de mais ou menos ⅓ do ramo que você pegou. Beleza, agora você tem uma muda pronta para plantar!

Se você deixar esse ramo em um recipiente com água em uma altura em que ela encoste só um pouquinho na parte com folhas, na meia-sombra e em um lugar não muito quente, ela vai criar uma raiz em umas duas semanas, e você já pode plantar ela na terra.

Mas, também podemos plantar esse ramo direto no vaso. Seguindo todas as orientações que mencionamos sobre o tipo de vaso e de substrato, é só colocar sua estaca na terra com uma boa profundidade, e deixá-la em meia-sombra, com o solo sempre mais úmido até criar raízes.
Em até 60 dias suas muda de alecrim irá se desenvolver e gerar novas brotações!
DICA PARA PLANTIO COM SEMENTES
Quer saber de uma dica para plantar o alecrim em semente? Aliás, muito mais do que só alecrim!
A dica é sobre a B Box. É uma horta inteligente que já vem com as cápsulas, o substrato, as sementes que você escolher, e os filtros auto irrigáveis que absorvem a quantidade certa de água para cada planta.

Já vem tudo na quantidade certa! É só encher as cápsulas com o substrato, colocar as sementes, encher o reservatório de água e pronto!
Você só precisa colocar sua Box perto de uma janela onde bate sol, e encher o reservatório de água novamente depois de 15 ou 25 dias. E aí é só esperar e ver a magia das brotinhas acontecer. Achou legal, vai te ajudar a plantar de um jeito mais fácil e sem preocupação? Acesse esse link e garanta já a sua!

Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?
O tema do artigo de hoje foi o alecrim e como ele pode transformar sua saúde e a sua casa. Mas como posso cultivar outros tipos de ervas e outras plantas com facilidade?
No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!
Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!
Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.
E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂
Pingback: Elimine o mosquito da dengue no seu jardim com essas dicas! - Blog Brota Company
Pingback: Torta de Limão com Ganache de Chocolate - Receita FÁCIL e RÁPIDA para o DIA DOS PAIS - Blog Brota Company
Pingback: É possível controlar a diabetes de forma natural? - Blog Brota Company
Pingback: Estes alimentos melhoram a imunidade, e garantem a sua saúde neste tempo maluco! - Blog Brota Company