As samambaias são plantas muito queridas, e muito presentes na casa dos brasileiros!
Existem muitas espécies com aparências únicas e maravilhosas, mas hoje iremos focar na espécie que é praticamente uma obra de arte: A Platycerium Bifurcatum, também conhecida como Samambaia Chifre-de-Veado!
Neste artigo, vamos apresentar as principais dicas de cultivo desta planta, e também vamos explicar algumas curiosidades e peculiaridades desta samambaia tão querida!
A origem da Samambaia Chifre-de-Veado e suas curiosidades
Esta planta é originária de países como Austrália, Nova Guiné, da Ilha de Java, entre outros. É nativa de climas tropicais, e é uma planta epífita, ou seja, ela cresce naturalmente apoiada no tronco de outras plantas e árvores, e absorve os nutrientes da água da chuva e do ar, através das folhas e das raízes.
Ela recebe esse nome por conta da aparência de suas folhas, que ficam compridas e possuem uma bifurcação nas extremidades, o que dá a aparência semelhante aos chifres de um veado.
Essa planta pode ser cultivada tanto em vasos, quanto em troncos de árvores e em arranjos de madeira.
Quando em vasos, o ideal é que eles sejam suspensos, pois sua folhagem pode chegar a até 1,5 metros de comprimento!
As samambaias são plantas muito antigas, e por isso, não dão flores e sua reprodução é feita através de esporos. Os esporos, na samambaia Chifre-de-Veado, são manchinhas marrons que se assemelham a uma penugem escura, geralmente de cor marrom ou cobre, que aparecem ao longo das folhas! Portanto, se você se deparar com isso na sua planta, não se preocupe! Não é praga nem doença, é apenas o modo de reprodução da planta.
Além das folhagens verdes, compridas e bifurcadas, essa samambaia também conta com a folhagem basal, que são as folhas mais escuras e secas que se formam na base da planta, e protegem suas raízes e mantêm a umidade.
Você pode reparar também que ao longo das folhas desta samambaia, existem alguns “pêlos” esbranquiçados, que parecem um feltro. Isso é uma cobertura natural da planta que a ajuda a manter a umidade nas folhas! Não confunda-a com cochonilhas!
As cochonilhas são bichinhos bem pequenos que parecem minúsculas bolinhas de algodão e se locomovem pelas folhas e raízes, sugando os nutrientes da planta. Caso você se depare com algo assim, faça a limpeza da planta com água e sabão neutro e a ajuda de uma escova macia para remover as cochonilhas, e aplique um inseticida natural para evitar que elas apareçam novamente!
Como cultivar o Chifre-de-Veado em casa
O cultivo dessa espécie de samambaia deve ser feito em meia-sombra. O local ideal para deixar a planta é onde recebe bastante claridade, porém com a luz filtrada, sem sol direto nas horas mais quentes do dia. Ela pode receber sol direto durante as horas mais frescas, como o começo da manhã e o fim de tarde.
O solo da planta deve ser mantido com umidade moderada enquanto a planta for mais jovem, e com o passar do tempo, a rega pode ser feita a partir do momento em que o solo estiver mais seco.
Evite regá-la com água muito gelada, prefira temperaturas ambientes ou levemente mornas.
Lembre-se de não colocá-la em locais que recebem muito frio ou correntes de vento! Isso pode ressecar suas folhas e também fazer com que o substrato seque rápido demais.
Como manter a umidade do solo sempre ideal
Manter a quantidade de água exata para a sua planta é sempre um desafio! Não importa o quão experiente você é com plantas, existem fatores externos que sempre podem afetar a quantidade de água que a planta precisa.
Mas você sabia que existe um produto capaz de gerar uma comunicação entre as raízes da planta e um reservatório que irá proporcionar sempre a quantidade exata de água que ela precisa? Esse é o Vaso Decor!
Ele possui raízes artificiais que irão fazer com que a umidade no solo da sua planta esteja sempre correta! E o melhor de tudo é que você pode ficar até 90 dias sem ter que abastecê-lo novamente!
Ficou interessado? Acesse o site da Brota Company e saiba mais sobre como adquirir o seu Vaso Decor!
Qual é o substrato ideal para a Chifre-de-Veado?
O substrato para essa planta precisa ser rico em matéria orgânica e reter levemente a umidade, porém não pode ser muito argiloso e compacto para não sufocar as raízes. É muito comum utilizar o substrato das Orquídeas para cultivar a samambaia Chifre-de-Veado! A vermiculita também é um material bastante indicado no cultivo dessa espécie.
Ao cultivá-la em substrato, lembre-se de nunca cobrir a folhagem de base!
A adubação da Samambaia Chifre-de-Veado pode ser feita com adubos orgânicos, como o húmus de minhoca, a cada dois ou três meses.
Pingback: Conheça os tipos de samambaia e como cuidar para não ter folhas secas! - Blog Brota Company