Quem nunca sonhou em ter uma árvore ou um pé da sua fruta favorita para poder colher em casa?

Mas morando em uma cidade, num apartamento pequeno, será que é possível?

Veja a seguir as dicas para plantar frutas a partir de sementes e cultivá-las em casa!

Garanta a iluminação e o espaço ideal para cada espécie 

Apesar de inúmeras espécies poderem ser cultivadas em vasos e em locais menores, sem a necessidade de jardins e canteiros, alguns itens são essenciais para o bom desenvolvimento e para a produção de frutos.

O principal deles é a iluminação. Apesar de muitas espécies se desenvolverem bem com apenas algumas horas de sol por dia, as frutíferas possuem uma necessidade maior de horas de iluminação direta para produzirem frutos. 

Imagem: BBC Gardener

Portanto, leve isso em consideração antes de investir em uma planta dessas! Certifique-se de que você terá um local que proporcione luz direta por boas horas durante o dia, para evitar a frustração de adquirir uma planta que não dará frutos. 

Além da iluminação, garanta que o local terá um bom espaço para manter o crescimento da planta. A maioria das frutíferas precisa de vasos que tenham no mínimo 40 centímetros de altura e de diâmetro, para que tenham um bom espaço para o desenvolvimento de raízes.

Sendo assim, tenha certeza de que um vaso deste tamanho não será um estorvo na sua casa!

Imagem: My Green Leaf

Fora o vaso, lembre-se também que as plantas crescem tanto em altura quanto em largura. Existem soluções como podas frequentes, porém, para um bom desenvolvimento e uma boa produção de frutos, certifique-se de que o espaço disponível será suficiente, e que algumas espécies irão precisar de pelo menos 2 metros de altura!

Como plantar morangos em vaso

O processo de plantar morangos é mais simples do que parece! Mas, antes de vermos qual a maneira correta de extrair as sementes da fruta, que tal darmos uma olhada nas dicas de cultivo?

Começando pelo solo, o ideal é que ele seja rico em matéria orgânica, e que seja areno-argiloso. Um bom escoamento de água é essencial para o cultivo, evitando uma terra encharcada e dura. 

Os morangos podem ser plantados tanto em vasos, quanto em jardineiras, canteiros e jardins. A adubação do solo deve ser feita idealmente uma vez ao mês, utilizando adubos orgânicos como húmus de minhoca, cascas de ovo, entre outros.

O clima ideal para o cultivo dos morangos é o subtropical, e ele deve ficar protegido de geadas, chuvas fortes e ventos. 

O local do cultivo deve ser bastante iluminado, onde ele possa receber pelo menos 6 horas de sol por dia.

Caso você more em uma região que faz muito calor, no caso de temperaturas acima dos 30 graus, prefira locais de meia-sombra, se for cultivá-los em área externa.

A rega deve ser feita sempre que o substrato secar superficialmente. Deixe o solo sempre mais úmido, mas sem excessos de água


Como plantar morango a partir da fruta

Para plantar o morango através das sementes, você pode adquiri-las em lojas de jardinagem e floriculturas, ou extraí-las direto da fruta.

Para pegar as sementes direto do morango, o ideal é escolher a fruta de produção orgânica, pois esta terá mais chances de dar certo.

As sementes do morango são os pontinhos verdes encontrados na superfície da fruta. Para plantá-las, remova a pele do morango com a ajuda de uma faca, e coloque os pedaços em uma terra adubada.

Cubra superficialmente com uma camada de terra, e deixe em um local que seja bem iluminado, mas sem sol direto, e mantenha o solo sempre úmido, borrifando água diariamente.

A germinação do morango irá ocorrer entre 15 a 30 dias! Assim que sua muda atingir um tamanho de 15 cm, você pode transplantá-la para o seu local definitivo.

Mantenha os cuidados já mencionados com a planta, e tenha paciência! Lembre-se que esta muda só começará a dar frutos a partir de um ano de cultivo!

Como plantar pitaya em vasos

A Pitaya parece ser a fruta do momento, ganhando popularidade nos últimos anos como sabor de sorvetes, bebidas, e até mesmo como estampa de camiseta!

Imagem: Pexels | Love Food Art

O alto custo desta fruta leva muitos a buscarem o cultivo caseiro da pitaya. Veja a seguir como cultivar e colher esta fruta em casa!

Para cultivar a pitaya em vasos, o ideal é que sejam plantadas em vasos de pelo menos 40 cm. A iluminação ideal é a indireta, ou de preferência o sol da manhã e fim de tarde.

Evite o sol direto nos horários mais quentes, pois irão prejudicar e causar queimaduras nas folhas da planta.

O solo deve ser rico em matéria orgânica, e não deve reter muita umidade. 

As regas também podem ser um pouco espaçadas, deixando o tempo necessário para o substrato secar entre elas.

Como plantar pitaya a partir de sementes

O processo de extrair as sementes da pitaya é muito simples! Basta cortar a fruta ao meio e, com a ajuda de uma faca ou colher, raspar a superfície da polpa, certificando-se de que uma boa quantidade de sementes seja removida.

Coloque a raspa da polpa sobre um guardanapo ou papel toalha e, em seguida, coloque sobre um solo fértil

Cubra as sementes com uma camada bem fina de terra, e umedeça bem. Deixe o vaso em um local bem iluminado, e mantenha a umidade constante do solo.

Para um melhor resultado, cubra o vaso com uma garrafa pet cortada, ou com um saco plástico transparente, pelo qual a luz consiga passar.

Assim, você garante que a umidade do vaso seja mantida por muito mais tempo, criando uma pequena estufa.

Cerca de 8 a 15 dias depois, as sementes da pitaya irão germinar! Depois de atingirem o tamanho de 10 a 15 cm, faça o transplante da muda para o local definitivo e cultive de acordo com as preferências da planta.

Como manter a umidade na medida certa

As espécies frutíferas, em sua maioria, precisam de uma boa quantidade de iluminação e também de umidade constante no substrato para darem bons frutos.

Por isso, são muito indicadas para serem plantadas em vasos autoirrigáveis, como o Vaso Decor da Brota Company!

Com ele, você pode ficar até 90 dias sem regar, garantindo a umidade perfeita para sua planta.

Além disso, ele possui um sistema anti-dengue, deixando seu reservatório de água 100% protegido contra o mosquito e outros insetos!

Ficou interessado? Acesse o site da Brota Company e confira todos os modelos de vasos autoirrigáveis disponíveis!

Como plantar amora em vasos

As amoras são frutas que estão presentes na vida de muitos de nós brasileiros! Afinal, quem nunca roubou uma frutinha da árvore na rua? 

São frutas azedinhas, gostosas e que têm muitos benefícios para a saúde! E o melhor de tudo, é que são muito fáceis de se cultivar em casa.

Imagem: Pexels | Jersey Pics

Para isso, você precisará de um vaso com uma boa profundidade, e que tenha pelo menos 40 cm de diâmetro, permitindo que a planta crie raízes, que são essenciais para o seu desenvolvimento.

As amoreiras preferem climas mais amenos e com uma boa umidade no ar, com temperaturas entre 24 e 30 graus. Além disso, elas apreciam algumas horas de sol direto nas suas folhas!

O solo ideal para essa planta é aquele rico em matéria orgânica, mas que não fique muito encharcado, permitindo o escoamento da água. 

Quanto à rega, esta planta tem preferência pelo substrato sempre úmido, portanto, faça a rega sempre que secar superficialmente. Mas cuidado para não deixar o solo encharcado demais, pois isso poderá levar ao apodrecimento da planta!

Se você não tiver acesso a uma amoreira para tirar uma muda através dos galhos, não se preocupe, pois é possível também fazer o plantio através das sementes!

Para removê-las das frutas, basta passar as amoras em uma peneira, espremendo toda a polpa da fruta até que sobrem só as sementes.

Feito isso, espalhe as sementes sobre um papel toalha e deixe-as secar. Espalhe as sementes limpas e secas em um substrato fértil e cubra com uma camada bem fina de terra. Lembre-se de deixar o substrato bem úmido todos os dias! 

Quando a muda atingir cerca de 30 cm, faça o transplante para o vaso ou local definitivo.

As frutas da amora irão surgir após um ano e meio de cultivo da planta, geralmente entre os meses de setembro e novembro.

Como plantar romã em vasos

Romãs são provavelmente uma das espécies de frutas mais bonitas que existem!

Com seu tom avermelhado e frutos doces e versáteis, é um fruto que ficou bastante popular nas festas de fim de ano, a partir da superstição de que seu consumo durante a noite de Réveillon traz prosperidade.

Além disso, as Romãs são ricas em vitaminas A e B, e minerais como ferro e cálcio. 

Imagem: Pexels | Mr Recorder

Para ser plantada em vasos, no caso da romã, o ideal é que o seu local definitivo de cultivo seja bem espaçoso, e que o vaso tenha pelo menos 60 cm de diâmetro e altura. 

Para o cultivo da romã, o ideal é um local ensolarado, onde a planta receba pelo menos 5 horas de sol por dia

Quanto à rega, o solo deve ser mantido sempre úmido, mas nunca encharcado, durante os primeiros meses de vida. Com o tempo, a rega pode se tornar menos frequente, já que são resistentes a alguns períodos de seca. 

Manter uma boa adubação é essencial para as romãs, fazendo com que a planta fique mais resistente contra pragas e doenças, e que seus frutos posteriormente nasçam mais robustos.

Nos primeiros meses, adicione adubos orgânicos uma vez ao mês. Já na fase adulta, a romã pode ser adubada a cada três meses.

Os frutos da romã requerem um pouco mais de paciência para serem colhidos, uma vez que irão surgir a partir de dois ou três anos de cultivo.

Para plantar romãs através das sementes, basta remover toda a polpa da fruta das sementes, com a ajuda de uma peneira.

Deixe-as secar durante dois dias e, depois, espalhe-as na superfície de um substrato bem fértil e mantenha o solo úmido constantemente

Quanto a planta atingir aproximadamente 40 cm, mova para o seu local definitivo. Mantenha sempre os cuidados mencionados para uma planta saudável e que irá proporcionar ótimos frutos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *