O manjericão é uma das ervas mais populares na culinária por conta de seu aroma e sabor intensos! Mas você sabia que ele possui muitos benefícios para a saúde?
Neste artigo, você vai aprender:
- Para que serve o manjericão
- Como cultivar em casa
- Como colher da maneira certa e tirar novas mudas
- Se precisa ou não cortar as flores dessa planta
O manjericão tem origem na África e na Ásia, e conta com mais de 60 espécies! As mais conhecidas aqui no Brasil são: Alfavaca ou Manjericão Doce, Basilicão, Manjericão Francês e o Manjericão Roxo.
Manjericão faz bem para a saúde?
O manjericão tem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, além de ser uma fonte das vitaminas C, A e K e também de cálcio, ferro e ômega-3.
Ele é indicado para o tratamento da tosse e de resfriados, além de melhorar o sistema imunológico
Essa planta também ajuda a combater a acne, por conta da sua ação antibacteriana que age contra o entupimento dos poros, e pode ajudar também na cicatrização de feridas na pele.
Estudos indicam que o consumo do manjericão também pode prevenir o câncer de pele, e que ajuda em problemas intestinais, e pode aliviar a dor de cabeça.
Como cultivar manjericão em casa?
Essa planta não tem muitos segredos e também não exige muito cuidado! A principal informação que você precisa saber é que o manjericão é uma planta de sol pleno.
Então, ele precisa ser cultivado em um local em que receba no mínimo 5 horas de sol direto por dia! Caso ela receba pouca luz direta, suas folhas irão ficar murchas, desbotadas e seus ramos podem ficar estiolados.
O estiolamento acontece quando a planta não recebe luz o suficiente, e isso faz com que seu caule se estique em busca de mais luz. Assim, a planta fica muito comprida e as folhas ficam mais espaçadas.
Quanto à rega, o manjericão gosta do solo sempre úmido, porém nunca encharcado! Sinta o substrato com o dedo antes de regar, e se ele estiver seco, pode fazer a rega! Se ainda estiver úmido, espere mais um tempo antes de molhar novamente, para evitar o apodrecimento das raízes.
Quanto ao substrato, o manjericão não é muito exigente, mas o ideal é que seja plantado em um solo fértil, rico em matéria orgânica. A adubação também pode ser feita uma vez ao mês, com adubos orgânicos como o Bokashi ou o Húmus de Minhoca.
Cuidado com as pragas!
O manjericão pode ser atacado por pragas como mosca branca, cochonilha e vermes. Para evitar que isso aconteça, faça o uso de inseticidas naturais, como o óleo de neem.
Como colher o manjericão?
Muitas pessoas acabam colhendo o manjericão da maneira errada. Se você apenas arrancar as folhas do caule, a planta irá ficar enfraquecida e não produzirá novas folhas.
Por isso, a maneira correta de colher o manjericão é fazendo um corte no caule, logo acima do nó mais próximo. O nó é identificado pelo local onde nascem as folhas. Assim, em cada corte feito, nascem pelo menos mais duas brotações, e seu manjericão continuará produzindo folhas e ficará mais cheio!
A cada 2 anos, o ideal é que você renove seu manjericão, tirando novas mudas. Para fazer isso, basta cortar uma estaca de mais ou menos 10 cm, remover o excesso de folhas da base e deixar em meia-sombra na água ou direto no solo, até criar raízes.
Flores do manjericão: cortar ou não cortar?
Quando o manjericão começa a produzir flores, isso significa que ele está entrando no ciclo de reprodução. Quando isso acontece, a planta passa a concentrar toda a energia em produzir essas flores, então a produção de folhas irá reduzir, e o aroma e sabor delas ficará menos intenso.
Sendo assim, se a sua intenção é ter um manjericão com muitas folhas e com muito aroma e sabor, indicamos cortar as flores assim que começarem a brotar.
Mas, se você não ligar para um sabor menos intenso, você pode deixar as flores crescerem e completarem o ciclo, e colher as sementes delas para plantar novamente.
Para colher essas sementes, basta colher as flores que estiverem já totalmente secas e quebrar as folhas, removendo as sementes de dentro. Depois, é só plantar essas sementes em terra fértil e úmida, e deixar em local de meia-sombra até brotarem! Quando estiverem com aproximadamente 5 cm, elas podem ir aos poucos para um local de sol pleno.
Um jeito fácil e prático de plantar sementes de manjericão e muito mais!
A B Box, a horta inteligente da Brota Company, foi desenvolvida para você conseguir plantar sua hortinha em casa, sem esforço nenhum! Ela já vem com tudo o que você precisa para o plantio, e em até 1 mês você já consegue realizar sua primeira colheita!
Você só precisa colocar sua Box perto de uma janela onde bate sol, e encher o reservatório de água novamente depois de 15 ou 25 dias. E aí é só esperar e ver a magia das hortinhas acontecer. Achou legal, vai te ajudar a plantar de um jeito mais fácil e sem preocupação? Acesse esse link e garanta já a sua!
Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?
O tema do artigo de hoje foi o manjericão e como ele pode transformar sua saúde. Mas como posso cultivar outros tipos de ervas e outras plantas com facilidade?
No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!
Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!
Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.
E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂
Pingback: Veja duas receitas fáceis utilizando flores de lavanda! - Blog Brota Company