Neste artigo respondemos as principais dúvidas que você pode ter sobre como plantar, colher e consumir a Catnip (erva dos gatos) na bBox da Brota Company.

Gato deitado na grama


O que é a Catnip?

Erva dos gatos, também chamada popularmente de Catnip ou erva gateira é uma planta originária da Europa, com nome científico Nepeta cataria.

A reação à catnip é hereditária, sendo que nem todos os felinos são atingidos por ela e seus efeitos podem ter graus diferentes. Estima-se que cerca de 75% dos felinos atualmente de fato são atingidos pela erva, sendo que os filhotes e gatos mais velhos são mais suscetíveis.

Quais os benefícios da Catnip?

Apesar de muitos acharem que o Catnip faz mal, ele só traz benefícios para o animal sendo utilizado na forma e na quantidade correta.

A Erva dos gatos é bastante versátil. Um dos usos mais comuns é em brinquedos, para estimular a atividade e os exercícios do pet. Outro uso recomendado é durante a adaptação em um novo ambiente.

Gato comendo folhas

Efeitos do Catnip
Além de deixá-lo mais enérgico e brincalhão, o Catnip vai deixar o seu bichano muito mais sociável e pulando muito mais alto. Após brincar com a erva, seu gatinho pode:

  • Balançar mais a cabeça e o rabo;
  • Arranhar com mais velocidade;
  • Liberar mais saliva,
  • Ter hiperatividade,
  • Ficar mais calmo e relaxado.

Como a Erva dos gatos age no organismo dos felinos?

A Erva dos gatos age por meio da Neptalactone, substância presente na erva que é capaz de provocar uma alteração no comportamento do felino — como euforia e excitação — ao agir no cérebro do animal. Por essas razões, quando ele percebe o odor da catnip, é normal que seu instinto predador seja despertado e que ele sinta vontade de lamber, cheirar ou mastigá-la.

Em média, esses efeitos duram cerca de 10 minutos. Depois, o gato deve ficar sonolento, mais quieto — já que tende a gastar de uma só vez toda a energia acumulada — e cansado.

Também é importante saber que, após uma ou duas horas longe da erva, é bastante comum que o gato apresente as mesmas reações se entrar em contato novamente com o remédio.

Outro aspecto muito recorrente é que alguns desses animais preferem a erva de gato pura do que desidratada. Além disso, ela também pode ser consumida por eles sem preocupações, já que não trará nenhum efeito negativo. No entanto, não é recomendado que haja consumo em excesso, pois isso pode ocasionar um desconforto gástrico, além de vômito e diarreia.

Quais cuidados devemos ter?

Não há nenhuma contraindicação direta, ou seja, até hoje, não há registros de que a catnip tenha feito mal a gatos de determinada faixa etária, com alguma doença específica, etc. Por isso, não tenha medo de testar como seu amigo reage à catnip! No entanto, utilize a erva com cuidado e moderação.

Cápsula de Catnip na bBox com 21 dias

Catnip vicia?

Ao contrário que muitas pessoas pensam, a catnip não vicia os pets. O máximo que pode acontecer é que o animal durma por bastante tempo após brincar com a erva. Isso é normal e se dá por conta do gasto elevado de energia do pet durante esse período. 

Não é possível ter uma overdose do produto, mas, se o gato ingerir uma quantidade maior do que a suportada pelo organismo ele pode apresentar vômitos e diarreias. Entretanto isso é uma coisa rara, os gatos costumam perceber quando já comeram demais e param. 

Quanto tempo dura o efeito?

Os efeitos mais intensos costumam ser notados nos primeiros 10 minutos. De maneira geral, enquanto o gato estiver em contato com a erva, costuma ter seu comportamento alterado. Assim que o contato acaba, o bichano volta ao normal bem rapidamente.

Funciona com outros animais (como cães)? E em seres humanos?

Não! A catnip para humanos não apresenta nenhum tipo de efeito, tóxico ou não tóxico. No entanto, quem tem crianças em casa deve ter cuidado, de preferência deixando a erva fora do alcance delas, já que elas podem ingerir a plantinha sem querer.

Acredita-se que a catnip não tenha efeito em nenhum outro animal, nem mesmo nos cachorros. Dito isso, você deve se perguntar: catnip faz mal para cães? Fique tranquilo, a erva não é tóxica! Então, se, além de gatos, você também tiver cachorros em casa, não precisa ter medo ou um cuidado especial.

Preparando para o gatinho 🐱

Alguns gatos já ficam muito contentes com a presença da catnip in natura e vão querer deitar e rolar na própria planta. Alguns, porém, prefere a erva desidratada, que você pode dar direto ou colocar em brinquedinhos e arranhadores. Para prepará-la desidratada para o gatinho, siga estes passos:

  1. Corte alguns ramos, tomando cuidado para sempre deixar algumas folhas na muda para que ela se recupere. É uma boa ideia mantê-la com no mínimo 8 cm.
  2. Pendure os ramos de ponta cabeça, de preferência fora do alcance do gato, e espere alguns dias até secarem naturalmente. Se quiser agilizar o processo, você pode colocar em uma assadeira no forno a baixa temperatura por alguns minutos, até que sequem.
  3. Esfarele as folhas secas, ofereça para o gatinho e divirta-se com a alegria dele!

Informações específicas da Erva dos gatos:

Temperatura ideal de crescimento: 15 a 30  graus

Tempo de germinação: 5 a 15 dias

Como colher e consumir?

Cápsula de Catnip na bBox com 30 dias

Para o seu gato consumir a erva gateira basta deixar a plantinha disponível para que ele mesmo morda os cabinhos de folhas que crescem do solo depois que a planta estiver com 10 a 15 centímetros de altura.

Caso necessário, você pode ir podando a erva com o auxilio de uma tesoura, cortando próximo ao topo entre os triângulos, retirando alguns raminhos e deixando algumas mudas para que ela se recupere e rebrote, você pode ir fazendo esse processo conforme entender como necessário, isso ajuda a erva a ficar mais forte.


Gostou? Acesse mais informações como essa em nosso blog!


Fonte de apoio ao conteúdo: Gatinho Branco https://gatinhobranco.com/como-plantar-e-cultivar-catnip-a-erva-dos-gatos-em-casa/

2 comentários em “Como plantar, colher e consumir a Catnip (erva dos gatos) na bBox”

  1. yuri dos anjos travassos silva

    Tenho catnip plantado com a B. Led há 15 dias e ainda não vi nenhum sinal do broto, pode ser erro ou defeito da capsula?

    1. Eii, Yuri! Tudo bem?

      O catnip pode demorar um pouco mais para crescer por ser uma plantinha mais lenta, podendo levar até um mês para dar sinal de vida.
      Caso você não tenha sucesso na germinação dessa plantinha, é só entrar em contato com a nossa central de atendimento que faremos o reenvio para você, por meio desse link: https://wa.me/5519991694709

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *