As Zamioculcas são plantas muito indicadas para as pessoas que estão iniciando nesse mundo das plantinhas, e também para aqueles que viajam muito ou que acabam esquecendo de regar!

São muito fáceis de cultivar, de baixa manutenção e se dão muito bem dentro de casas e apartamentos!

Nesse artigo você vai aprender:

  • Os cuidados gerais com as Zamioculcas
  • Quando regar
  • Como adubar
  • Como fazer mudas

A Planta da Fortuna

Zamioculca com folhas verdes em um vaso branco recebendo sol

Imagem: Pexels / Thành Dỗ

As Zamioculcas são conhecidas popularmente como Planta da Fortuna, pois acredita-se que, colocando seu vaso na porta da sua casa, ela irá atrair prosperidade para o seu lar!

Além disso, acredita-se que essa planta tem o poder de absorver energias negativas.

De onde vêm as Zamioculcas

Elas são plantas originárias da África, e são encontradas naturalmente em ambientes de floresta com bastante umidade e calor.

Também são mais comuns de se encontrarem debaixo das copas das árvores e da vegetação. Ela não é uma planta que cresce muito, chegando no máximo até 1 metro de altura. Porém, isso pode levar muitos anos, pois seu crescimento é bem lento.

Onde colocar, e quando regar?

Estante com vários vasos de planta próximos a uma janela

Imagem: Pexels / Elena Golovchenko

Como em seu habitat de origem as Zamioculcas são encontradas debaixo de árvores, ela está acostumada a receber luz indireta ou filtrada. Sendo assim, você pode deixar sua planta bem perto de uma janela iluminada, mas também vai conseguir cultivá-la se a deixar um pouco mais distante.

Quanto menos luz a sua Zamioculca receber, mais escuras serão as folhas. Elas dão folhas bem verdes e que possuem um brilho natural, que trazem todo o charme da planta. Se você deixar sua plantinha em um local em que bate muita luz, as suas folhinhas podem começar a ficar amareladas. Isso não é um problema, desde que ela não receba sol forte direto por muitas horas!

Quanto à rega, ela deve ser bem espaçada. As Zamioculcas são suculentas, e em sua base elas possuem uma espécie de “batata”, que é onde ela acumula água. Sendo assim, ela não precisa ser regada com muita frequência. Para ter certeza de que ela já pode receber água novamente, sinta o substrato com os dedos até o fundo do vaso para ver se ele ainda está úmido. Se ele já estiver seco, pode regar! Se não, dê mais alguns dias e sinta substrato novamente, e quando ele estiver seco, pode molhar sua planta.

Mãos segurando uma Zamioculca fora do vaso, mostrando a batata de sua raíz

Lembre-se sempre de colocá-la em um vaso com furos, para que a água possa escorrer e não acumule nas raízes, que podem apodrecer com muita umidade!

O substrato das Zamioculcas também deve ser mais drenável, para que não acumule água. Ele deve ser bem soltinho, com os grãos maiores. Uma ótima opção é a casca de pinus! E também podem ser utilizados substratos para orquídeas.

Lembre-se também de não colocar sua plantinha em um local muito frio ou que receba muitos ventos. Ela gosta de locais quentes e úmidos, como na floresta.

Posso fazer mudas de Zamioculca

Sim! Você pode fazer mudas dessa plantinha a partir de divisão de touceira, ou das suas folhas!

Basta remover a estaca ou as folhas de uma parte da sua planta adulta e colocá-las em terra fértil. Regue toda vez que o solo secar, e em breve ela criará raízes.

Mas é preciso ter paciência! Lembre-se de que as Zamioculcas são plantas de crescimento lento, então você provavelmente só verá uma nova brotação em no mínimo 2 meses!

Já pensou em fazer mudas na sua B Box?

Horta Inteligente B Box da Brota Company na cor Verde com folhas de Zamioculca plantadas para gerar novas mudas

Se você já possui uma horta inteligente da Brota, que tal dar mais uma utilidade para ela? 

Caso você tenha cápsulas vazias, você pode preenchê-las com substrato e fazer suas mudinhas a partir delas! Assim elas vão ter o solo sempre na umidade ideal para criarem raízes e se desenvolverem.

Zamioculcas são tóxicas?

Sim! Tome muito cuidado caso tenha essa plantinha dentro de sua casa. Deixe-a fora do alcance de crianças e de animais que possam ingerir suas folhas. 

Caso queira oferecer para seus bichinhos de estimação plantinhas que sejam seguras e cheias de benefícios, que tal adquirir uma horta inteligente de graminhas?

Gatinho comendo catnip na horta inteligente da brota company

Por isso, trazemos essa dica: a B Box edição gatinhos! A B Box é uma horta inteligente onde você pode plantar sementes da Grama Félix e do Catnip! É muito fácil e prático, e o kit já vem com tudo o que você precisa, na quantidade certa, para brotar em até 15 dias. Você só precisa montar de acordo com o manual, e deixar sua box em um local em que vai receber pelo menos 4 horas de sol, e pronto! 

Ficou interessado? Acesse este link para adquirir a sua!

Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?

Gostou de aprender mais sobre essa planta tão fácil e prática de se cultivar? Venha conhecer mais sobre outros tipos de plantas!

No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!

Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!

Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.

E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *