Você conhece todos os benefícios do chá de camomila? Sabia que além de chá ele também pode ser usado como óleo essencial? 

Nesse artigo, você vai aprender:

  • Os principais benefícios da camomila
  • Como você pode cultivar em casa
  • Como preparar o chá da sua colheita
  • Como plantar a partir dos sachês do chá

Por que a Camomila faz bem para a saúde?

caixa de chá de camomila ao lado de uma xícara vazia com o sachê

A maneira mais comum de se consumir a camomila é através de seu chá. Ele é feito a partir de suas flores, que trazem um aroma e sabor muito agradáveis. O consumo do chá pode auxiliar nos distúrbios do sono e também na ansiedade, devido ao seu efeito calmante. Ele também alivia os sintomas de espasmos musculares.

Além disso, ele também é indicado para tratar de doenças gastrointestinais, já que alivia sintomas como gases e inflamações. Também contribui positivamente na modulação de glicose no sangue, o que é ótimo para quem tem tendências a diabetes, além de controlar também os níveis de colesterol, sendo um aliado contra doenças do coração.

Fora o chá, o óleo essencial da camomila pode ser usado como bactericida e fungicida, e também como tratamento de queimaduras de sol na pele. 

Alguns estudos indicam que a camomila pode prevenir alguns tipos de câncer, como o câncer de mama e o de próstata, devido às suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. 

Na questão cosmética, os shampoos feitos à base da camomila são muito utilizados para um clareamento dos cabelos de maneira natural e não agressiva.

A camomila só não é indicada caso haja alguma reação alérgica, ou se estiver fazendo algum tratamento com anticoagulantes ou sedativos. O consumo em excesso dessa planta, ou de qualquer outro tipo de tratamento em excesso nunca é indicado. Consulte sempre seu médico antes de iniciar qualquer tratamento! 

Como cultivar camomila em casa?

flores de camomila secas em um bowl azul

Caso você queira cultivar essa plantinha em casa e colher suas folhas para fazer seu próprio chá, vamos deixar aqui algumas dicas e informações para te ajudar!

A camomila tem origem no sul e leste da Europa. Suas flores lembram muito as margaridas, e seu aroma intenso darão um ar muito agradável à sua casa!

Idealmente, elas devem ser cultivadas em um clima mais ameno. Ela se dará melhor em temperaturas de até 20ºC. Caso você more em uma região de calor mais intenso, o ideal é cultivá-la em local interno, ou sombreado. 

Camomila ainda sem flores em um vaso de barro sob uma mesa iluminada

A luminosidade ideal para a camomila é o sol direto, mas ela também se desenvolve em meia-sombra, desde que o local tenha bastante luminosidade durante pelo menos 4 horas por dia. Quanto mais sol a sua camomila receber, maiores as chances de ela dar flores!

O solo da camomila deve ser bem fértil, rico em matéria orgânica. Elas são plantas rasteiras, portanto, prefira os vasos mais largos e não tão profundos, com aproximadamente 15 cm. 

O solo deve estar sempre levemente úmido, mas nunca encharcado, e a rega deve ser feita quando sentir que o substrato estiver seco. Em épocas de mais calor, as regas podem ser mais frequentes. 

Como colher camomila para fazer chá?

Na hora da colheita, escolha as flores que já estiverem totalmente abertas. As flores mais novas terão mais aroma e mais sabor, e as que estiverem mais amareladas terão menos. Lembre-se de sempre deixar algumas flores completarem o ciclo completo! Assim, a partir das flores murchas e secas, você pode colher mais sementes e plantar novamente!

Depois de colher as flores, deixe-as secar no sol por 2 ou 3 dias, ou no forno em fogo bem baixo. Depois, é só fazer o chá normalmente e consumir como preferir!

Posso plantar camomila a partir do sachê de chá do mercado?

Sachê de chá de camomila aberto mostrando o conteúdo de dentro

Sim! O chá da camomila, como vimos, é feito a partir de suas flores. Por isso, dentro de um único sachê de chá, existem inúmeras sementes que você pode plantar!

Para fazer isso, você vai precisar de um sachê que ainda não foi utilizado. Se ele tiver passado da validade também não tem problema, pode usar!

Corte o sachê do chá e despeje o conteúdo em um vaso, em uma sementeira, ou na sua B Box, por cima de uma terra fértil. Não cubra as sementes com mais terra, porque elas precisam da luz do sol para germinarem!

horta inteligente da brota company b box na cor verde sob uma mesa iluminada

Deixe o seu vaso em local de meia-sombra, e deixe o solo sempre úmido! Utilize, de preferência, um borrifador, pois as sementes da camomila são muito delicadas. Você também pode cobrir seu vaso com um saco plástico transparente para manter a umidade mais alta.

sementes de camomila em uma cápsula da b box horta inteligente da brota company

Cerca de uma semana depois, suas sementes já podem brotar! E seguindo esse passo-a-passo, você praticamente vai ter uma produção infinita de camomila na sua casa!

Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?

Gostou de aprender mais sobre essa planta que traz tantos benefícios à saúde? Venha conhecer mais sobre outros tipos de plantas!

No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!

Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!

Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.

E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *