As samambaias, durante muito tempo, foram um item praticamente obrigatório nas casas dos brasileiros. Muito populares por serem colecionadas por nossos avós, elas enchiam de verde os ambientes com suas folhas longas e esvoaçantes.

E a boa notícia é que essa planta agora está de volta à moda da decoração de ambientes!

Hoje, vamos conhecer as principais espécies de samambaias do Brasil, e entender um pouco melhor de onde ela vem e como podemos cuidar dessa planta para que ela fique sempre cheia, saudável e sem folhas secas!

Mas a hora da rega sempre gera dúvidas, não é mesmo? Afinal, cada tipo de planta precisa de uma quantidade diferente, além de fatores externos que podem fazer a necessidade de água aumentar ou diminuir.

Pensando nisso, a Brota Company criou o Vaso Decor! Um vaso autoirrigável inteligente que proporciona a umidade ideal para sua planta por até 90 dias sem regar!

Tempo de leitura: 10 minutos

Nesse artigo você vai aprender:

  • Os cuidados gerais com as samambaias
  • Como não deixar suas folhas secas
  • Uma dica para deixar o solo sempre irrigado
  • Os tipos mais populares de samambaias no Brasil

O melhor jeito de saber como cuidar de uma planta é ver qual o clima em que ela se originou. Sabendo disso, você já tem praticamente 60% das informações necessárias para saber do que essa planta gosta!

No caso das Samambaias, elas são plantas de clima tropical. Na natureza, geralmente elas se encontram no solo ou nas árvores.

Quanto de luz uma samambaia precisa?

No geral, estamos acostumados a ver samambaias colocadas no alto das estantes, em vasos suspensos, por conta de suas folhagens pendentes, que dão uma beleza única no ambiente. Mas na natureza, como vimos, elas costumam ficar no chão ou em árvores.

Várias samambaias no solo de uma floresta

Imagem: Pexels / Connor Danylenko

Por isso, as samambaias costumam receber a luz filtrada das copas das árvores e da vegetação ao redor. Então, esse é o tipo de luminosidade que devemos tentar emular em nossas casas.

A luz deve ser filtrada ou indireta, nunca sol direto, pois isso irá queimar as folhas da samambaia. Mas isso não significa que você pode deixá-la em um local escuro!

Coloque sua samambaia onde tenha bastante luminosidade, mas que de preferência a luz seja mais das primeiras horas da manhã, ou do final da tarde.

Samambaia cheia de folhas verdes em um vaso suspenso

Você já reparou que às vezes as samambaias ficam com uma parte das folhas lindas e saudáveis, e outra parte seca e marrom? Isso é porque se você colocar sua planta onde a fonte de luz é lateral, ela só vai bater daquele lado da planta, e o outro lado vai ficar no escuro!

Para evitar que isso aconteça, você pode colocar em um local mais baixo que luz incida na planta de cima, batendo nela toda. Se você não tiver um local assim, ou preferir deixar ela suspensa, você pode virar sua plantinha uma vez por mês. Mas não dê um giro drástico nela! Vá virando aos pouquinhos, cerca de 10 graus de diferença a cada mês. Assim sua plantinha irá receber a luz em toda sua superfície mesmo ela vindo só de um lado da sua casa!

Mais um ponto muito importante na hora de escolher o local para deixar sua samambaia é o vento. Samambaias odeiam ventos fortes! Então fique atento para não colocar sua planta onde venta muito, ou perto de ar-condicionado e ventiladores.

Samambaias gostam de solo úmido e aerado

A umidade do solo é um ponto muito importante para as Samambaias. Elas devem ser regadas com frequência, mas com cuidado para não deixar o solo encharcado e com água parada.

Samambaia em um tanque sendo regada pela torneira

Observe sempre a umidade do solo da sua planta, e regue sempre que sentir que o solo está ficando seco. Para garantir uma boa umidade para sua samambaia, você pode molhá-la por submersão, afundando seu vaso e um recipiente com água, ou enchendo o pratinho do vaso de água. Mas cuidado com o mosquito da dengue! Saiba como evitá-lo acessando nosso artigo sobre a dengue nas plantas!

Samambaia sendo regada por submersão em um pote de vidro

Caso seja mais conveniente regá-la da maneira tradicional, basta certificar-se de que está regando o substrato todo da planta, e que a água está chegando nas suas raízes. Você vai ter certeza de que a água está sendo suficiente a partir do momento em que ela começar a escorrer pelos furos do vaso (sim, o vaso da sua samambaia precisa ter furos!)

Se você estiver regando sua samambaia em excesso, ela irá dar sinais através das folhas, que ficarão molengas e murchas. E se estiver regando pouco, suas folhas ficarão secas e fracas.

Apesar de gostar de umidade, o solo da sua planta também precisa receber oxigênio. Portanto, prepare um solo que retenha umidade, mas que ao mesmo tempo seja menos compactado e deixe a água escorrer e o ar circular.

Além disso, lavar as folhas da sua samambaia é uma ação muito bem vinda, pois isso irá ajudar a remover a poeira da folhagem, que pode atrapalhar na circulação do ar e na fotossíntese da planta, além de trazer um brilho ótimo para ela! 

Folhas de uma samambaia amareladas e fracas

E não se esqueça de podar as folhas que estiverem bem secas e murchas, isso vai trazer um ar mais saudável para sua planta, além de estimular novas brotações.

Um jeito simples de manter a umidade do solo

O tipo de vaso em que sua samambaia deve ser plantada deve ser preferencialmente de plástico. Evite vasos com materiais porosos como terracota e cimento, pois eles irão sugar a umidade do solo com rapidez.

Os vasos autoirrigáveis são bastante indicados para deixar a terra das samambaias sempre com a umidade ideal! Como o Vaso Decor da Brota Company.

Ficus Lyrata plantada no Vaso Decor da Brota Company na cor Basalto em um banco de madeira


Além do design sofisticado, ele permite que você fique até 90 dias sem precisar regar.

Por meio de um sistema de raízes artificiais, feitas à base de algodão e acetato de celulose, a própria planta dá o sinal para o reservatório. Isso faz com que suas plantas sejam regadas sempre na quantidade certa.

Ela vem em 4 cores diferentes para você combinar com a sua decoração, e é feito de plástico 100% reciclável, e ainda tem esse visor para você poder acompanhar com facilidade o nível da água da sua planta. Gostou da dica?

Clique aqui no link e garanta seu Vaso Decor com 10% de desconto com o cupom BLOGDABROTA!

Qual o substrato ideal para samambaias?

Além da questão da umidade, o substrato da samambaia deve ser rico em matéria orgânica. O substrato ideal para samambaias é a turfa, mas para dar essas características e deixá-lo leve, você pode misturar terra de plantio com húmus de minhoca e musgo, além de adicionar perlita para trazer essa leveza para o solo. 

Faça sempre também o replantio da sua planta e renove seu substrato. Uma vez por ano, dependendo do crescimento da sua samambaia, é ideal fazer essa mudança, assim ela conseguirá crescer e ficar com a folhagem cheia e saudável. 

Além de rico em matéria orgânica, o solo da samambaia também deve receber adubação. A farinha de ossos e as cascas de ovo são ricas em cálcio e indicadas para essa planta. Além disso, um adubo foliar também é uma ótima opção para as samambaias!

Como tirar mudas de samambaias

A maneira mais fácil de se reproduzir uma samambaia é por meio de divisão de touceira. Para fazer esse processo, basta remover sua planta do vaso, soltar a terra das raízes e dividir a planta em quantas partes quiser, desde que cada parte fique com um pedaço da raiz.

Outra maneira indicada também é pelo rizoma. Basta cortar a parte desejada com o rizoma e plantá-la em solo fértil, de modo que a parte das gemas fique no nível da superfície do solo. 

Outra forma de reproduzir as samambaias é por meio dos esporos. Os esporos são aqueles pontinhos escuros que aparecem na parte de baixo das folhas, e é a forma como as samambaias se reproduzem na natureza. Portanto, se você ver algo assim na sua samambaia, não se assuste, pois não são fungos! Apesar disso, a reprodução pelos esporos não é muito indicada de se fazer em casa por ser um processo bastante demorado.

Parte inferior das folhas de uma samambaia mostrando alguns esporos

Conheça os variados tipos de samambaia mais populares no  Brasil!

1. Samambaia Americana

Samambaia de Boston ou Samambaia Americana recebendo luz do sol com folhas bem verdes

Conhecida também como Samambaia de Boston, é uma das mais comuns de se encontrar aqui no Brasil. Ela complementa muito bem os ambientes em locais altos, como estantes ou jardins verticais, devido a suas longas folhagens que podem atingir até 90 centímetros!

2. Samambaia Avenca

Zoom nas folhas de uma Samambaia Avenca com gotas de orvalho

Imagem: Flickr / Marcelo Alves

A samambaia Avenca se diferencia por suas folhinhas arredondadas. É um ótimo complemento para salas de estar e também para banheiros (que possuem janela!) 

3. Renda Francesa

Samambaia Renda Francesa em um vaso sendo regada

Imagem: Roberto Moreyra

Essa espécie, como o nome já diz, tem folhagens que lembram uma renda, bem fininhas. Elas podem durar até 20 anos e chegar até 1 metro de altura.

4. Samambaia Amazonas

Folhas grandes e verdes de uma Samambaia Amazonas

Imagem: Jardineiro.Net

A samambaia Amazonas é um tipo que tem bastante presença, com suas folhas grandes, podendo chegar até 1,5 metros.

5. Chifre-de-Veado

Samambaia Chifre-de-Veado pendurada em vaso suspenso

Esse tipo de samambaia também traz um belo diferencial por conta de suas folhas que formam bifurcações que lembram os chifres de animais como veados e alces. Elas dão um ar mais rústico ao ambiente, e podem ser cultivadas tanto em vasos quanto em árvores.

Quer aprender mais sobre esse tipo específico? Veja mais no nosso artigo!

6. Samambaia Azul

Samambaia Azul com folhas bem azuladas e esverdeadas nas pontas

Ela é realmente azul? Na verdade não! Azul é uma cor muito difícil de se encontrar na natureza, e não é o caso dessa planta, apesar do nome. Ela é chamada de Samambaia Azul por conta da coloração das folhas, que ficam levemente azuladas dependendo da luminosidade.

7. Renda Portuguesa

Zoom na folha de uma Samambaia Renda Portuguesa

Assim como a Renda Francesa, essa samambaia também tem esse nome popular por conta de suas folhagens menores e delicadas. A diferença é que a Renda Portuguesa tem as folhas ainda mais finas e delicadas, o que pode dar um ar de leveza e requinte para o ambiente!

Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?

Gostou de aprender mais sobre essa planta tão querida e tão antiga da nossa natureza? Venha conhecer mais sobre outros tipos de plantas!

No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!

Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!

Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.

E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂

3 comentários em “Conheça os tipos de samambaia e como cuidar para não ter folhas secas!”

  1. Pingback: Samambaias: 7 tipos para deixar sua casa mais bonita - Blog Brota Company

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *