Tempo de Leitura: 11 Minutos

Nesse artigo você vai aprender:

  • Como o mosquito da dengue se reproduz
  • O que fazer para evitar que coloquem ovos nos vasos
  • Como combater o mosquito nas plantas aquáticas
  • Plantas que afastam mosquitos

Precisamos falar de um assunto muito sério! No começo do ano, em época de chuva, surgem surtos de dengue em vários estados aqui do Brasil. E nós aqui, amantes de plantinhas, precisamos fazer a nossa parte para evitar que o mosquito que transmite essa doença coloque seus ovos nos nossos vasos e jardins

Por isso, hoje vamos aprender como o mosquito da dengue se reproduz e quais são os cuidados que nós não só podemos, mas devemos ter para evitar a propagação dessa doença.

Como surge o mosquito da dengue

Bom pessoal, para começar então vamos entender melhor como essa doença funciona. A dengue é transmitida através do mosquito Aedes Aegypti. Vocês já devem ter visto nos noticiários e nas inúmeras campanhas que acontecem todo o ano como identificar esse mosquito. 

Imagem em zoom do mosquito Aedes Aegypti

Ele é pretinho, e tem listrinhas brancas nas pernas e na cabeça. Existem algumas outras espécies de mosquitos que também têm essas listras, mas na dúvida, corre lá com o chinelo ou com o inseticida e põe um fim nesse pernilongo logo. Melhor se prevenir do que remediar, certo?

O mosquito da dengue geralmente aparece nas manhãs e no fim de tarde, porque não é fã de calor, então durante as horas mais quentes ele busca refúgio em lugares internos. Ele voa baixo, então costuma picar nos pés e nas pernas, e diferentemente das picadas de pernilongo que estamos acostumados, geralmente não dá coceira. 

Várias larvas de mosquito em um recipiente de vidro com água

Imagem: Prefeitura de Umuarama

Para se reproduzir, como nós sabemos, a fêmea do Aedes Aegypti coloca seus ovos em locais com água parada. Esses ovos podem ficar até 8 meses parados sem se desenvolver, até encontrarem a condição de calor ideal para evoluírem. A partir disso, em até 10 dias esses ovos de mosquito já podem atingir a fase adulta e viver por até 1 mês.

Os sintomas da dengue aparecem de repente, e os mais comuns são febre alta, dores no corpo e atrás dos olhos, fraqueza, vômitos e diarréia. Então, se você estiver com algum desses sintomas, preste atenção e vá fazer um teste para saber como tratar da doença!

Sabemos muito bem de modo geral como podemos evitar que o mosquito deposite seus ovos e se reproduza: não deixando água parada. Então, sempre deixando latas e sacos de lixo tampados, baldes e recipientes de água sempre virados para baixo, caixa d’água tampada, etc. Mas se olharmos especificamente para nossas plantas e jardins, como fazemos nossa parte contra esse mosquito?

Evite a dengue nos vasos das plantas

Mão levantando um vaso de planta, mostrando por baixo um prato cheio de água escorrida do vaso

Bom, primeiro de tudo, vamos ao local mais comum de se encontrar água parada em um ambiente com plantas: nos pratinhos. Esses pratinhos que ficam embaixo dos vasos servem apenas para segurar a água que vai escorrer quando você molhar sua planta. Se esse seu vaso estiver em um lugar que não tem problema de molhar, a sugestão é se livrar desse pratinho, pois ele só vai servir para acumular essa água mesmo, e muitas vezes isso é inclusive prejudicial para a sua planta, porque pode deixar as raízes dela muito úmidas e elas podem apodrecer! 

Mas se você utiliza esse pratinho porque não pode molhar o local em que o vaso fica, então você pode esperar cerca de 10 minutos depois de regar a sua planta e descartar essa água. “Ah, mas eu vou esquecer!” Ok, nesse caso então, coloca uma camada de areia grossa nesse pratinho, assim ela vai absorver a água e ela não vai ficar empoçada ali convidando os mosquitos a colocarem ovinhos! 

Prato de vaso cheio de areia para absorver a água da rega

Fique atento às poças de água nas Bromélias

Zoom em uma poça de água formada no centro da flor de uma bromélia da cor rosa escuro

Imagem: Flickr / André Luiz Bortoli

Outra questão que existe também é a das Bromélias! As bromélias são plantas que acumulam água no centro, porque as folhas e a flor dela crescem nessa forma meio “coroada”, e quando se rega ou chove nessa planta, a água acaba ficando parada ali onde as folhas se encontram, porque essa planta gosta de bastante água mesmo. 

Existem estudos que mostram que os mosquitos que se reproduzem nessa água das bromélias dificilmente serão o Aedes Aegypti, mas, é bom evitar, certo? 

Então o que podemos fazer é, se sua bromélia estiver em um vaso, simplesmente dar uma viradinha nele para essa água escorrer e ficar o mínimo possível acumulada na sua planta. Se for possível, você pode inclusive deixar o seu vaso tombado mesmo, colocando algum suporte atrás para que ele fique assim. 

Mas, caso sua bromélia esteja em um jardim, você pode usar uma solução de água sanitária para molhar ela, assim essa água já não vai ser própria para os ovos do mosquito se desenvolverem. A proporção de água sanitária para fazer essa rega é de uma colher de sopa para cada litro de água. Usando essa diluição, a água sanitária não vai prejudicar sua planta! Isso vale não só para as bromélias, mas também para qualquer outra planta que vá eventualmente acumular água em alguma parte dela.

Como evitar ovos de mosquito em plantas aquáticas?

Vaso de vidro cheio de água com plantas sendo enraizadas

Mas e as plantas aquáticas, e aquelas que eu cultivo no vaso com água? Nesse caso, o ideal é fazer a troca da água e a higienização do recipiente em que a sua planta fica uma vez por semana, melhor ainda se for uma vez a cada três dias. 

Para se prevenir, você pode também colocar dez gotas de água sanitária para cada litro de água do seu vaso. Outra coisa que também indicamos é encher seu vaso com pedras e adicionar a água depois, assim o mosquito vai ter dificuldade em chegar na água.

Zoom em uma embalagem de água sanitária nas cores branca e azul

Muito importante: se você perceber que já existem ovos ou larvas de mosquito no seu vaso, descarte a água imediatamente e coloque água sanitária no ralo para certificar-se de que elas irão morrer!

Mosquito da dengue e vasos autoirrigáveis

Vaso Decor da Brota Company na cor Basalto em um banco de madeira, com uma Ficus Lyrata plantada, recebendo luz à direita

Uma outra dica para evitar esse problema da água parada e ainda garantir que a sua plantinha está recebendo a quantidade certa de água é utilizar vasos autoirrigáveis. Esses vasos são projetados para oferecer à planta água de forma controlada e gradual, e os seus reservatórios ficam totalmente fechados, assim não tem perigo do mosquito depositar os ovos nele. 

Por exemplo o nosso Vaso Decor. Agora nesses meses de surto de dengue, vimos muitos comentários nas redes sociais de pessoas preocupadas com essa água que fica no reservatório do vaso, mas viemos aqui mostrar pra vocês que não precisa ter medo gente. 

Zoom no Vaso Decor da Brota Company na cor Basalto no chão de um jardim

O reservatório de água fica totalmente tampado, a base aqui onde você coloca a sua planta vai fechar totalmente o reservatório. E aqui o visor da água também é tampado com esse acrílico, é totalmente vedado, então pode usar sem medo do mosquito! Se você gostou da dica e quiser adquirir um Vaso Decor, vamos deixar aqui o link para você acessar a loja da Brota!

Ficou mais alguma dúvida sobre esse vaso? Fizemos um reels bem completinho explicando como ele funciona e também como você coloca suas plantas nele. Você pode assistir acessando nossa página no Instagram!

Plantas que afastam mosquitos

E por último nesse artigo de combate ao mosquito terrível, vamos ver uma listinha de plantas que podem afastar o inseto da sua casa! Existem algumas plantas que emitem odores que podem afastar os mosquitos. 

Lembrando que adianta encher sua casa com essas plantas e não fazer o resto dos cuidados que mencionamos aqui, ok? Essa dica é para ajudar a afastar os mosquitos, mas toda a parte de evitar a proliferação dele ainda precisa ser feita, combinado? Ok, então vamos seguir. 

Galhos de lavanda cheios de folhas e com flores no topo na cor lilás

Algumas plantas que você pode ter na sua casa para afastar os mosquitos são: o capim limão, a lavanda, o manjericão, a hortelã, a erva doce e o alecrim. Então, basicamente ervas aromáticas, você pode ter na sua casa pertinho de você que além de espantarem os mosquitos ainda vão servir de ótimos temperos e chás para você!

Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?

Essas foram as dicas para você fazer sua parte na luta contra a dengue na sua casa e no seu jardim! Quer aprender outros cuidados com plantinhas de um jeito bem descomplicado?

No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!

Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!

Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.

E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂

1 comentário em “Elimine o mosquito da dengue no seu jardim com essas dicas!”

  1. Pingback: Deixe sua Rosa do Deserto sempre florida com essas dicas! - Blog Brota Company

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *