Eai, tudo bem? Vamos lá falar sobre estágios das plantas!

É muitíssimo importante que você, mãe/pai de planta saiba que existem diferentes estágios de crescimentos e momentos de colheita, então colocamos aqui nesse conteúdo um pouco sobre esses estágios na bBox da Brota Company.

O que é uma planta micro-verde? 

São chamadas de microverdes ou microgreens no Brasil, é caracterizada como uma fase posterior ao broto, onde a planta já apresenta os primeiros pares de folhas e inicia o processo de fotossíntese. Para seu crescimento é necessário exposição a luz e boa ventilação, da mesma forma que o crescimento de qualquer outra planta.

Cápsula de rabanete crescida na b.Box
Cápsula de rabanete crescida na bBox

Vegetais comuns como beterraba, mostarda, rúcula, entre outros, podem ser cultivados como microverdes, e o melhor é que elas atingem o estágio de microverde muito rápido, em questão de poucos dias, o que permite o seu consumo frequente.

Resumindo então, microverde é um estágio inicial do crescimento da planta.

Seu principal benefício é que devido a ser um planta muito jovem elas contêm muitos nutrientes e muito sabor, são usadas em entradas, saladas, molhos entre outros pratos.

Sanduiche de microverde
Salada de microverde

O que é uma planta Baby-Leaf?

Já uma planta Baby-Leaf é caracterizada como um estágio posterior ao microverde, com as folhas das plantinhas mais desenvolvidas, sendo chamadas de “folhas jovens”.

Para entendermos melhor vale explicar que toda planta quando começa a se desenvolver demora alguns dias para desenvolver “folhas verdadeiras”.

Baby-Leaf é portanto outro estágio de crescimento das plantas, muito interessante principalmente para o consumo de alface e rúcula, que podem ser plantadas em áreas menores e chegar ao tamanho de Baby-Leaf para serem consumidas como saladas.

Alface com 30 dias de crescimentos na bBox.

O que é uma planta madura?

A planta madura já é caracterizada pela presença e folhas verdadeiras, apresenta um maior desenvolvimento de altura e do tamanho das folhas, por exemplo um manjericão vai apresentar ramificações e maior quantidade de folhas conforme se desenvolve.

Esse é o estágio mais comum para serem feitas colheitas constantes de algumas folhas das plantinhas ou a colheita total.

Cápsula de manjericão na bBox

Como e porque fazer as colheita?

Explicando os diferentes tipo de colheita que podem ser feitas.

Basicamente existe a possibilidade de colher as plantinhas como microverdes, que são plantas pequenas e muito nutritivas, com cerca de 7 a 15 dias de crescimento. Ou então você pode deixa-las crescer e colher como Baby-Leaf ou planta madura, tudo vai depender de cada planta.

De toda forma é muito importante que você colha as suas plantinhas, pois todas elas tem um ciclo de vida a ser respeitado. Colher vai ajudar elas a ficarem mais fortes e não morrerem, junto a isso, é importante conhecer o crescimento delas e os cuidados que precisa ter.

Para saber maiores informações sobre a colheita de cada plantinha, acesse aqui.

Quanto tempo as plantas levam para crescer?

Bom, isso depende muito de uma plantinha para outra, cada uma tem seu tempo de germinação e crescimento e umas podem ser mais rápidas, enquanto outras mais morosas!

Você pode acompanhar a germinação de cada plantinha, clicando aqui! 🌱


Gostou? Acesse mais informações como essa em nosso blog!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *