Você já experimentou rúcula? Talvez em uma salada, ou como acompanhamento de alguma carne?
A rúcula é uma hortaliça folhosa, verde-escura que teve origem na região Mediterrânea, tem desenvolvimento rápido, ciclo curto e diversas variedades, além de um sabor único, levemente amargo e aroma característico.
É muito conhecida por possuir vitaminas A, C e K além de cálcio, ferro, fósforo, magnésio e potássio, o que contribui com a saúde cardíaca e ajuda a combater diversas doenças.
Veja nesse artigo o guia completo para cultivar rúcula, desde seu plantio à sua mesa
Principais tipos de rúcula
São vários os tipos de rúculas que você pode achar no supermercado, em uma horta ou na feira, cada folha varia de largura, grossura e cor.
Sendo as mais conhecidas a Rúcula Gigante de Folha Larga, que assim como o nome já diz tem uma folha larga e pode ser cultivada o ano todo e a que é cultivada aqui na Brota que é a Rúcula Rokita, que tem uma folha mais curta e recortada e chama atenção por seu aroma e sabor.
Existe também a Rúcula Antonella, Rúcula Donatella, entre várias outras que variam de formato, tamanho e cores mais e menos esverdeadas.
Como plantar Rúcula?
A Rúcula, por ser uma folha muito apreciada em saladas, junto à alface, é uma das hortaliças mais plantas em casa.
Espaço
Você vai precisar de um espaço de mais ou menos 15 cm de largura e 20 cm de altura, para que seja possível colocar as sementes com pelo menos 2 cm de distância uma das outras, pode ser uma jardineira, ou um vaso para fazer um único plantio.
Tempo de germinação e colheita
A Rúcula leva em média 8 dias para começar a germinar e a colheita pode ser feita como microverde, depois de 15 dias ou como planta adulta com 30 dias do plantio. Para colher é só cortar os talos pela raiz e você já vai poder fazer uma salada.
Temperatura e umidade
Geralmente crescem melhor em temperaturas mais amenas, de 18 graus e preferem um solo úmido, sem estar encharcado, então fique atento a quantidade de água que a plantinha está recebendo.
Mesmo preferindo temperaturas mais baixas, também é possível plantar em lugares quentes e para algumas espécies é possível plantar ao longo do ano todo, o que pode acontecer são diferenças na textura e sabor das plantinhas, dependendo do clima em que estão.
Quais as dificuldades em plantar Rúcula?
Desbaste
Um dos principais desafios que a Rúcula apresenta é a necessidade de fazer o desbaste, que é quando muitas folhas crescem juntas, ou então muito próximas uma das outras e acaba sendo necessário retirar algumas folhinhas para que outras possam se desenvolver melhor.
Isso nem sempre acontece, mas pode vir a acontecer, se todas as sementes adicionadas na terra germinarem muito próximas.
Sol forte é prejudicial
Além disso, como dito anteriormente, a Rúcula prefere temperaturas amenas, então o sol muito forte do meio dia pode ser prejudicial para as plantinhas, prefira o sol da manhã ou final de tarde.
Colheita no tempo certo
Por último, é preciso colher a Rúcula no momento certo, pois se passar do ponto as suas folhas começam a ficar escuras e a plantinha começa a morrer.
Concluindo
A Rúcula possui sabor e aroma característicos, um desenvolvimento rápido e ciclos curtos de 30 a 40 dias de desenvolvimento. É possível plantar em locais pequenos, contanto que se tenha um espaçamento entre as sementes e que o clima possua temperaturas amenas em torno de 18 graus, para um melhor desenvolvimento, mas é possível plantar em temperaturas mais altas.
Tome cuidado com o sol e colha assim que a plantinha estiver desenvolvida para poder aproveitar uma salada mais saborosa!
Plante Rúcula Folha Larga e Rúcula Rokita de forma prática com a b.Box, Horta Inteligente da Brota
Plantar com a b.Box é prático, ela já vem com tudo que você precisa para iniciar o plantio (recipiente, sementes, solo inteligente e ferramenta de plantio); tecnológico, você precisa preencher o reservatório apenas de 20 em 20 dias; portátil, por ter 20cm por 20cm, cabe em qualquer lugar;
Saiba mais clicando aqui
