Chá de hortelã, bala de hortelã, pasta de dente, óleo, shampoo… Gente, a hortelã basicamente é boa em tudo, né? Você sabe quantos benefícios você pode tirar de uma plantinha dessas? E o melhor de tudo é que ela é facinha de cultivar, não tem segredo, pessoal!
Por isso, hoje vamos falar um pouco mais sobre onde você pode usar a hortelã, e os cuidados de sempre: onde plantar, onde colocar, como e quando colher… Tudo isso de um jeito bem fácil!
Tempo de Leitura: 10 Minutos
Nesse artigo você vai aprender:
- Por que a hortelã faz bem para a saúde
- Como cultivar em casa
- Quando fazer mudas e o replantar
- Como diferenciar a menta da hortelã
Por que a hortelã é boa para a saúde?
Imagem: Flickr / City Foodsters
O modo mais comum, que todo mundo consome hortelã, provavelmente é no chá, certo? Aquele chá quentinho e refrescante, ou batido um suco de abacaxi que também fica ótimo!
Mas o fato é que a hortelã te ajuda a purificar o organismo, e também é bom para a má digestão, queimação no estômago e refluxo.
Ela tem efeito calmante, mas ao mesmo tempo pode também te ajudar na concentração, para dar aquela força na hora dos estudos ou do trabalho.
Ela também está presente nos produtos de higiene bucal, e mascar sua folhinha também dá aquela ajuda no mal hálito e pode ajudar também com as cáries.
E na questão da beleza, os produtos que utilizam hortelã podem ajudar a controlar a oleosidade dos cabelos, e também a fortalecer os fios. Você também pode fazer máscaras capilares caseiras com ela, que também é uma forte aliada no combate à caspa.
E como se tudo isso não bastasse, essa erva maravilhosa ainda ajuda a aliviar os sintomas da asma, resfriados e gripes. Um chá de hortelã é ótimo para aqueles dias em que o seu nariz e garganta não estão colaborando.
Posso plantar hortelã em casa?
É claro que você pode sempre comprar ela ao natural ou os produtos feitos com ela no mercado, mas não é muito mais gostoso pegar direto ali direto do pé, fresquinho? É sim! Então vamos aprender agora quais os cuidados para manter a hortelã no conforto da sua casa.
Primeiro de tudo, onde plantar a sua hortelã. Você pode ter ela no vaso, em jardineiras, ou direto no solo, se tiver um jardim. O importante na hora de plantar é que ela tenha espaço para poder espalhar suas raízes. Portanto, pegue um vaso ou uma jardineira com a boca bem larga.
Não precisa ser muito profundo, pois as raízes da hortelã são superficiais, mas elas gostam de se espalhar bem e tomar conta do ambiente em que estão. Por isso, também não é muito recomendado plantá-la muito perto de outras plantas.
A hortelã gosta de bastante luz, então se você tiver como, pode colocar ele em um local em que receba sol pleno. Se não, pode deixar em meia-sombra sim, mas lembre-se de procurar um lugar que receba bastante luminosidade, pelo menos 4 horas por dia.
O solo em que você vai colocar sua plantinha precisa ser rico em matéria orgânica, e ser mantido sempre úmido. Colocar uma mistura de esterco de gado ou húmus de minhoca no seu substrato vai ser ótimo para ela.
Pode regar a hortelã com frequência, mas nunca deixe o solo encharcado, ele gosta do solo úmido. Portanto, se for plantá-lo em um vaso, lembre-se de que ele precisa ter uma boa drenagem, então os clássicos: furinhos para a água escorrer, camada de brita, argila expandida ou qualquer material de drenagem no fundo, e a manta de drenagem antes do substrato. E fique sempre de olho, se a terra dele estiver seca, pode regar.
Quando posso colher as folhas de hortelã?
A hortelã precisa que você faça a colheita dos ramos com frequência, então quando quiser utilizar ou achar que está em um tamanho bom para colher, corte o ramo a partir das pontas, e faça o corte mais próximo de onde começam as próximas folhas.
É sempre bom se atentar também às folhas que estiverem secas ou amareladas, essas você pode podar também para auxiliar seu hortelã a gerar novas brotações.
Tenha sempre mudas de hortelã!
Se você der as condições ideais, a hortelã pode ficar bem grande e cheia. A cada 6 meses, o ideal é você fazer o replantio dela e também gerar novas mudas.
E como fazer essas mudas? A gente ensina aqui! Você vai cortar um ramo do seu hortelã de aproximadamente 15 centímetros. Depois, você remove com delicadeza as folhinhas da parte de baixo do seu ramo.
Feito isso, você pode colocar esse raminho em um recipiente com água e em torno de 10 dias ele irá criar raízes e você já pode colocar suas mudas em um vaso. Pronto, foi feito o milagre da multiplicação no seu hortelã! Muito fácil, né?
Imagem: Blog Small Green Things
Ah, lembre-se de que nessas primeiras semanas da sua muda, o ideal é deixá-la primeiro em meia-sombra antes de colocar ela em sol pleno, ok? Depois disso você pode deixá-la no local de sol direto normalmente. Simples assim!
Um jeito fácil de ter temperos frescos em casa
E uma dica para quem está interessado em plantar outros tipos de ervas e temperos de um jeito bem descomplicado é a B Box!
Essa é uma horta inteligente que vai te proporcionar plantinhas sem nenhum esforço. Ela já vem com essas 6 cápsulas, o substrato, e as sementes que você escolher, além dos filtros auto irrigáveis que absorvem a quantidade certa de água que as plantinhas precisam.
Já vem tudo na quantidade certa! É só encher as cápsulas com o substrato, colocar as sementes, encher o reservatório de água, e pronto! Agora é só colocar sua box perto de uma janela onde bate sol, e repor a água novamente quando a água secar, geralmente entre 15 e 25 dias.
Não tem um lugar em que bate sol esse tempo todo? Sem problemas, você pode usar também o LED da Brota! E aí é só esperar e ver a magia das brotinhas acontecer. Achou legal, vai te ajudar a plantar de um jeito mais fácil e sem preocupação? Acesse o link e garanta já a sua!
Menta e hortelã são a mesma coisa?
Mentha Piperita
Mentha Spicata
Não! Apesar de serem muito parecidas, essas duas plantinhas não são iguais. Elas pertencem à mesma família, mas a hortelã leva o nome científico Mentha Spicata e a menta se chama Mentha Piperita.
As principais diferenças entre uma e outra são que a hortelã tem folhas mais largas e mais crespas, enquanto a menta possui as folhas mais lisas e alongadas.
Já na questão do gosto, apesar do nome que leva, a menta possui menos mentol do que a hortelã. Mentol é um composto orgânico que é extraído da folha dessas plantas, e que dá aquela sensação de “picância” quando ingerida, e também é o que traz o efeito analgésico dela, que ajuda por exemplo na dor de garganta.
Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?
Agora que você já sabe de todos os benefícios da hortelã, aprendeu a cultivar em casa e sabe até como diferenciar ela da menta, que tal aprender sobre outros tipos de ervas e plantas em geral?
No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!
Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!
Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.
E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂