O molho pesto é originário da Itália, e é muito característico pelo seu tom de verde, que vem a partir do seu ingrediente principal: o manjericão. 

Esse ingrediente é fonte de vitaminas, como A, B, C, E e K. Por isso, é muito bom ter essa plantinha em casa. Logo, saiba que o nome pesto é derivado do verbo italiano pestare.

Hoje, vamos ensinar o passo a passo para preparar esse molho que não é nada complicado e cheio de sabor! Seus pratos vão ganhar aquele up! Vamos aprender a fazer?

Ingredientes para a receita de molho pesto

Para preparar essa receita de molho pesto, vamos precisar de: 

  • 1 dente de alho, azeite, sal, pimenta, queijo parmesão, pão italiano e é claro, o manjericão. 

Você pode utilizar qualquer manjericão que você tiver ou encontrar no mercado! 

Então, se você tiver um pezinho dessa planta para colher fresco, melhor ainda!

Sabia que nós ensinamos como ter manjericão em casa? É muito fácil! 

Aproveitando, com essa horta inteligente, você consegue ter essa planta em casa e usar sempre que precisar!

Saiba que a receita original do molho pesto leva o Pinoli, que é um tipo de semente que lembra um pouco o pinhão. Ele é usado em pratos salgados e doces.

Porém, o pinoli é um pouco difícil de se encontrar aqui no Brasil, e é bem caro, então podemos substituir ele por nozes, ou também pelo pão italiano, caso queira economizar mais.

Modo de preparo do molho pesto

Para começar a fazer o molho pesto, bata o alho e o azeite. Você pode fazer isso tanto no mixer quanto no liquidificador. Vale dizer que, a receita original do pesto é feita com pilão, mas como estamos buscando praticidade, vamos usar os eletrodomésticos.

Pois bem, o dente de alho, se for grande, podemos usar um só, se for menor, dependendo do tamanho, podemos utilizar até 3 dentes. A quantidade de azeite é relativa, mas vamos usar aproximadamente 300 ml.

Agora, bata no liquidificador até o alho ficar em pedacinhos.

Feito isso, vamos adicionar o pão italiano, cerca de 2 fatias. É só cortar em pedaços e adicionar na mistura do liquidificador.

Em seguida, adicione o manjericão. A quantidade vai de olho mesmo, mas para ter uma noção melhor, vai em torno de 1 xícara e meia.

Depois de incorporar bem o manjericão, adicione uma pitada de sal. É só um pouquinho mesmo, porque vamos adicionar o queijo, que vai trazer bastante do salgado para a receita também.

Por fim, coloque a pimenta do reino, que fica ao seu gosto; depois acrescente o queijo. Cerca de 150 gramas de queijo parmesão ralado. 

Adicionado esse último ingrediente, bata só por alguns segundinhos, para que o calor do nosso liquidificador não o derreta.

Agora, é só utilizar o molho pesto como quiser! Pode ser no macarrão, na salada, no frango, ou até para passar no pão!

Caso você não o utilize na hora, ele pode ser armazenado na geladeira por umas duas semanas. 

Se for fazer isso, lembre-se de armazená-lo em um pote bem vedado, e também cubra o molho com uma camada de azeite, para evitar que ele escureça e fique ruim!

Como cultivar o manjericão em casa

Veja o passo a passo para plantar ter manjericão fresquinho.

Primeiro, tenha uma horta inteligente como esta e coloque nela terra de boa qualidade.

  • Plante a muda de manjericão.
  • A temperatura ideal é de 18 a 28 graus. Lembre-se de colocar o vaso onde pega sol. 
  • Regue diariamente a mudinha.
  • Se o vaso for invadido por ervas daninhas, retire-as sempre que for preciso.

O primeiro corte geralmente pode ser feito depois de 2 meses do plantio.

Conclusão

Enfim, você viu aqui a receita do molho pesto, agora, é só preparar e saborear na melhor companhia. Esse molho é ideal para acompanhar carnes, massas e outros pratos, como você preferir!

Ajudamos você a cultivar esse tempero na sua casa. Temos os melhores utensílios para ter sua horta em casa, veja essa horta inteligente
Clique aqui e conheça outros produtos para cultivo inteligente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *