Está querendo cortar o açúcar da dieta, mas anda com dificuldade de achar algo que combine um sabor agradável com benefícios para a saúde?

Vem com a gente então saber tudo sobre essa receita de geleia de chia, que além de muito fácil de preparar, pode ser usada em diversas ocasiões, não leva açúcar e ainda possui uma infinidade de propriedades que farão bem para o seu corpo (e não vai ofender seu paladar!)

Benefícios da chia para a saúde 

Imagem: Pexels | Alesia Kozik

A chia (Salvia hispanica) é uma semente originária da América Central e do Sul, sendo cultivada há milhares de anos pelos povos maias e astecas. 

O nome “chia” vem da palavra “chian”, que significa “óleo”. Esses povos antigos consideravam a chia uma planta sagrada e a utilizavam tanto para fins alimentares quanto medicinais, por conta do seu alto valor nutritivo e por ser uma ótima fonte de energia.

A chia é uma das sementes mais nutritivas do mundo, oferecendo uma ampla gama de benefícios para a saúde. Ela é rica em proteínas vegetais, ácidos graxos, fibras e minerais

É um ingrediente sempre muito indicado na questão da perda de peso, já que além de ajudar na sensação de saciedade, também é um ótimo elemento natural para a regulagem do intestino, evitando problemas inconvenientes como a constipação.

Imagem: Pexels | Cup of Couple

As sementes de chia, ao entrarem em contato com a água, formam uma espécie de gel, mantendo o corpo hidratado, especialmente útil durante atividades físicas prolongadas. Adicionar uma colher de chia a sucos e bebidas no geral pode melhorar bastante sua hidratação durante os dias secos e quentes!

Como se alimentar melhor com uma rotina corrida

Com a correria da rotina do trabalho, estudos e vida social, às vezes acaba ficando mais difícil de seguir uma alimentação mais natural e saudável.

Mas e se houvesse um produto que te permite cultivar folhas, ervas e temperos vivos para serem colhidos na hora, de uma maneira tão prática que não precisa de nenhum conhecimento de jardinagem?

A B Box já vem com tudo o que você precisa para o cultivo: a terra, as sementes, filtros de irrigação automática, reservatório de água, e até mesmo uma luz de crescimento caso você não disponha de luz natural em casa!

Ficou interessado? Acesse o site da Brota Company e aproveite os descontos especiais do esquenta Green Friday deste ano! Os descontos vão até 40%,  e você ainda pode levar mais 10% off com o cupom BLOGDABROTA!

Por que trocar a geleia comum pela geleia de chia?

As geleias tradicionais possuem uma altíssima concentração de açúcar adicionado. Mas a geleia de chia não leva nenhum tipo de adoçante, pois o sabor natural das frutas já é mais do que o suficiente. 

Para frutas que são mais azedas ou têm o sabor menos presente, você pode adicionar um pouco de mel na receita, o que ainda assim não chega nem perto da quantidade de açúcares e adoçantes utilizados nas geleias industrializadas!

Outro ponto também muito relevante nesta receita é que ela pode ser feita tanto com frutas frescas quanto congeladas. Assim, você consegue aproveitar o sabor de qualquer fruta, mesmo que esteja fora da sua época.

Ela pode ser feita com praticamente qualquer fruta com polpa! As frutas tradicionais como morango, frutas vermelhas, pêssego, abacaxi, irão funcionar perfeitamente, mas você pode também testar e customizar a receita do jeito que preferir, com temperos e misturas. 

Receita de geleia de chia

Ingredientes

  • 2 xícaras da fruta de sua preferência (fresca ou congelada)
  • 2 colheres de sopa de sementes de chia
  • 1 colher de sopa de suco de limão 
  • 1 a 2 colheres de sopa de mel (se necessário) 

Coloque as frutas em uma panela, e deixe o fogo em uma temperatura média. Cozinhe as frutas até que comecem a soltar líquido, mexendo sempre. Amasse as frutas com a ajuda de um garfo ou de um amassador. 

Neste momento, você pode deixar os pedaços de fruta do tamanho de sua preferência. Há quem goste de deixar pedaços maiores, e também quem prefira a geleia sem pedacinhos. Fica a seu critério!

Depois que as frutas já estiverem devidamente cozidas e amassadas, adicione o suco de limão e as sementes de chia, e misture até incorporar. Desligue o fogo, e deixe descansar até esfriar.

Dentro de 5 minutos de descanso, a chia fará com que a geleia engrosse, dando a textura desejada.

Após esfriar completamente, coloque a geleia em um pote com tampa, e armazene na geladeira. Ela pode ser armazenada por até duas semanas.

Essa geleia fica ótima com torradas, panquecas e waffles, e também pode ser combinada com iogurtes e sobremesas, como coberturas de bolo e bolachas.

É uma ótima alternativa para se ter em casa, com um ótimo sabor e zero açúcar adicionado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *