As samambaias são plantas praticamente pré-históricas,que pertencem ao grupo das pteridófitas, caracterizadas por não produzirem sementes, flores ou frutos.
Mas isso não significa que são menos belas ou menos chamativas!
Elas são conhecidas por suas folhas grandes e decorativas, o que as torna populares em jardins, quintais e na decoração geral dos lares.
No Brasil, o cultivo de samambaias é bastante popular, e dificilmente encontramos uma casa com plantas que não tenha pelo menos uma espécie de Samambaia!
Hoje, vamos conhecer quais são os principais tipos de samambaia que existem aqui no Brasil, e vamos ver como cuidar desta espécie para que ela fique sempre cheia e saudável!
Tipos de Samambaias
Samambaia Americana
A samambaia Americana, também conhecida como Samambaia Boston, é provavelmente a espécie mais cultivada no Brasil.
Ela está presente na maioria dos mercados e floriculturas, e são muito populares nas decorações internas e externas!
Geralmente são cultivadas em vasos suspensos, que ajudam a exibir a beleza de suas folhas longas e pendentes.
São realmente as queridinhas dos lares brasileiros, marcando presença nas casas de todos os estilos, e sendo cultivada por diversas gerações.
Avenca
As Avencas são espécies também muito cultivadas nos lares do Brasil há muitos anos. São espécies de folhas geralmente mais delicadas, e popularmente conhecidas por serem difíceis de cultivar.
Originárias de florestas tropicais da América Central e da Ásia, as Avencas contam com mais de 200 espécies para colecionar e enfeitar sua casa.
Porém, os cuidados com as Avencas são na verdade muito fáceis de seguir! Acesse nosso artigo para saber mais sobre como cuidar de avencas.
Samambaia Chifre de Veado
De aparência exótica e exuberante, a samambaia Chifre de Veado é praticamente uma obra de arte natural para ser exibida por aí!
Esta espécie recebe esse nome por conta de suas folhas longas que fazem bifurcações nas pontas, lembrando os chifres de um animal.
São espécies que apreciam a meia-sombra e alta umidade do ambiente, podendo ser cultivadas tanto em vasos pendentes, quanto apoiadas em árvores, pois são epífitas.
Samambaia Amazônica
Esta espécie de samambaia é nativa do Brasil, da região Amazônica, como o nome sugere.
A samambaia amazônica certamente irá trazer um ar tropical à decoração, com suas folhas alongadas que podem chegar a atingir 1 metro de altura!
Para esta espécie, a umidade do solo é essencial, assim como a iluminação indireta, evitando que suas folhas fiquem queimadas.
Samambaia Havaiana
Conhecida popularmente também como mini-samambaia e samambaia crespa, é uma espécie de porte pequeno, que é mais popularmente cultivada em ambientes internos.
Deve ser cultivada à meia-sombra, para que suas folhas não queimem, e a umidade deve ser mantida sempre constante.
Espécies raras e diferentes
Existem mais de 12 mil espécies de samambaias ao redor do mundo, e algumas delas são mais raras de serem encontradas, sendo exclusivas de algumas regiões.
Veja algumas das samambaias mais raras e que apresentam visuais totalmente diferentes!
Samambaia Pluma
A samambaia pluma é uma espécie rara, originária da Malásia e Filipinas.
Recebe esse nome popular por suas folhas que lembram penas de pássaros, que podem chegar a atingir 3 metros de comprimento.
Samambaia Nevada
A samambaia Nevada, é uma planta ornamental de folhagem exótica.
Suas folhas verde-escuras são marcadas por tons prateados ou acinzentados.
Esta samambaia é apreciada por sua beleza única e elegância natural, tornando-se uma adição impressionante a qualquer jardim ou espaço verde.
Samambaia Prata
A samambaia prata é uma espécie de porte pequeno, de origem tropical e que possui uma tonalidade variegada, com pontas crespas.
Deve ser cultivada em local protegido de baixas temperaturas e ventos fortes.
Samambaia Bailarina
Originária da Ásia, mais especificamente das Ilhas Fiji, essa planta é popularmente chamada de “bailarina” devido à sua semelhança com um tutu de bailarina.
O que torna a samambaia bailarina tão especial são os seus rizomas peludos que crescem para fora do vaso, lembrando pernas dançantes.
As folhas verde-escuras e brilhantes contrastam com esses rizomas, criando um visual exótico e elegante.
Cultivo de Samambaias
Agora que já conhecemos algumas variedades de samambaias que existem por aqui e pelo mundo, que tal aprofundarmos um pouco mais nos cuidados com esse tipo de planta?
Ela é uma espécie de fácil cultivo e sem muitas exigências, porém temos algumas dicas que irão garantir que a beleza e saúde das suas fique sempre em dia!
Substrato
As samambaias preferem solos ricos em matéria orgânica, bem drenados e úmidos.
Misturar composto orgânico ao solo pode melhorar suas condições, e trazer muitos nutrientes que são necessários para o bom desenvolvimento da planta.
São plantas muito comuns de serem cultivadas em vasos de fibra de coco, ficando suspensas para exibir melhor a beleza de suas folhas longas e pendentes.
Iluminação
A maioria das samambaias prefere luz indireta ou sombra parcial.
Um local bem iluminado, mas onde ela não irá receber os raios do sol diretamente em suas folhas, irá fazer com que esta planta prospere.
Evite exposição direta ao sol, principalmente nos horários em que ele está mais forte, como do meio-dia até às 15 da tarde.
As samambaias podem receber sol direto nas horas em que ele está bem fraco, como no início da manhã e no fim da tarde.
Rega e Umidade
As samambaias gostam de ambientes com alta umidade, e não toleram períodos de seca.
Isso fará com que as folhas ressequem e fiquem fracas, causando grandes quedas. Mantenha a umidade do solo sempre constante, mas sem exageros!
Caso você se depare com algumas folhas secas e escuras, não se preocupe, isso é totalmente normal.
Faça a remoção dos galhos com uma tesoura de poda limpa para ajudar sua samambaia a focar nas folhas saudáveis.
Faça a rega regularmente, sempre que sentir que a superfície do substrato está seca. Molhe com água o suficiente, até que ela comece a escorrer pelos fundos do vaso.
O escoamento da água também é essencial para que o substrato não fique muito encharcado, pois isso irá impedir a circulação de ar nas raízes da planta, e a falta de oxigênio irá trazer inúmeros problemas e pode levar sua samambaia à morte.
Uma vez por semana, também é indicado fazer a limpeza das folhas com água, para remover poeiras e impurezas do ar que podem acabar atrapalhando o processo de respiração e fotossíntese das samambaias.
Uma boa prática com esta espécie também são as regas por imersão, onde elas irão receber uma hidratação mais reforçada diretamente nas raízes.
As samambaias geralmente preferem temperaturas amenas, entre 15°C e 25°C. Idealmente, deve-se evitar frios extremos e geadas, e também temperaturas muito altas.
Com a maioria das espécies de samambaias, também é bom evitar a exposição a ventos muito fortes, pois isso poderá ressecar tanto as folhas quanto o substrato, e fazê-la passar por estresse hídrico.
Como manter a umidade na medida certa
As samambaias, por gostarem do substrato com uma boa umidade constante, são muito indicadas para serem plantadas em vasos autoirrigáveis, como o Vaso Decor da Brota Company!
Com ele, você pode ficar até 90 dias sem regar, garantindo a umidade perfeita para sua planta.
Além disso, ele possui um sistema anti-dengue, deixando seu reservatório de água 100% protegido contra o mosquito e outros insetos!
Ficou interessado? Acesse o site da Brota Company e confira todos os modelos de vasos autoirrigáveis disponíveis!
Adubação
Quanto à adubação, fertilizar a samambaia com um adubo específico para plantas de folhagem uma vez ao mês fará com que ela fique mais resistente e com o aspecto mais verde e bonito.
Renovar os nutrientes do solo com adubos orgânicos também é necessário a cada dois ou três meses. Evite fertilizantes com altos teores de nitrogênio, que podem queimar as raízes.
Problemas Comuns
Existem algumas doenças e pragas que são comuns de aparecerem nas samambaias. Seguindo as dicas de cultivo mencionadas, você provavelmente nunca terá que se preocupar!
Porém, vamos listar alguns problemas que podem acabar aparecendo e como evitá-los.
O mofo, por exemplo, é causado por excesso de umidade no substrato. Evite regar em excesso e garanta uma boa circulação de ar, fazendo a renovação do substrato sempre que ele ficar muito duro e empedrado.
Outro problema bastante comum nas samambaias é a ferrugem, deixando manchas amareladas nas folhas, causadas por fungos. Para evitar este problema, também devemos evitar a umidade excessiva e garantir uma boa circulação de ar.
Além destes problemas, existem também as pragas como ácaros, pulgões, cochonilhas, entre outros que podem acabar atacando a planta e deixando-a fraca e com aparência ruim.
Garanta que a planta esteja sempre com os nutrientes em dia, e reforce a proteção com o uso de inseticidas naturais para evitar o ataque de pragas.