O alecrim é uma planta muito apreciada no mundo todo. Ela está presente na culinária, na aromaterapia e até mesmo na decoração. 

Com sabor e aroma muito presentes, não é à toa que o alecrim seja uma das opções mais buscadas para se cultivar em casa, e também na Horta Inteligente da Brota Company. 

Porém, o cultivo dessa plantinha a partir de sementes, muitas vezes pode acabar sendo frustrante, pois elas levam um longo tempo para germinarem, e às vezes acabam de fato não vingando.

Por isso, hoje trouxemos algumas dicas e informações que irão ajudar nesse processo de plantio e aumentar bastante as chances de sucesso do seu alecrim! 

Como plantar sementes de alecrim e ter sucesso?

As sementes de alecrim têm uma má reputação por serem um pouco mais difíceis de germinar do que outros tipos de ervas, e por isso a maioria acaba preferindo fazer a propagação da planta por meio de estacas.

Isso devido ao tempo maior de germinação que as sementes precisam, o que pode levar a uma taxa maior de insucesso. 

Porém, existem alguns passos extras que podemos fazer no plantio das sementes que irão ajudar e acelerar o processo! Essas dicas podem ser aplicadas tanto no plantio de alecrim na B Box, quanto em vasos, sementeiras e no solo.

A primeira dica para obter mais sucesso no plantio de sementes de alecrim é preparar as sementes. Muitas vezes, é necessário “acordar” as sementes do período de dormência, para que elas possam germinar com mais facilidade.

Para fazer isso, existem dois métodos comuns, e ambos são muito simples!

Deixe as sementes de molho antes de plantar

O primeiro método é o da submersão. Basta remover as sementes da embalagem, colocá-las em um recipiente e cobri-las com um pouco de água, até ficarem levemente submersas. 

Deixe as sementes na água de um dia para o outro. Você irá reparar que elas irão inchar levemente. Agora, elas já estão prontas para o plantio!

O segundo método é o da estratificação fria. Expor as sementes a baixas temperaturas irá fazer com que a germinação seja mais garantida, fazendo com que a dormência das sementes seja quebrada a partir do momento em que forem expostas às temperaturas maiores novamente. 

Para fazer esse processo, basta colocar as sementes em um recipiente, dentro de uma geladeira, por no mínimo 24 horas. Para obter mais sucesso, também é necessário oferecer um pouco de umidade, portanto, também é indicado deixar o recipiente com as sementes ao lado de um copo ou prato com água, ou colocar as sementes em um papel toalha umedecido, dentro de um saco plástico ou pote fechado. 

A estratificação fria também pode ser combinada com o método de submersão! Após o tempo de submersão em água, basta seguir os passos da estratificação fria antes de partir para o plantio. 

Plante as sementes na superfície do substrato

As sementes de alecrim precisam de luz para germinarem. Portanto, ao colocar as sementes do solo, lembre-se de deixá-las bem na superfície! Deixe-as um pouco espaçadas, e cubra com uma camada bem fina de terra, para que a luz consiga chegar até as sementes com facilidade.

E lembre-se de colocá-las em um local com bastante sol direto. No caso da B Box LED, deixe o LED ligado por pelo menos 16 horas por dia, na distância mínima. 

As sementes de alecrim têm mais chances de germinar nas temperaturas mais quentes, então lembre-se de colocá-las em um local em que a temperatura fique entre 25 e 30 º C. 

O local ideal para o alecrim na B Box

O alecrim é a semente que leva mais tempo para germinar entre as opções de temperos oferecidos pela Brota Company. Portanto, evite plantá-lo nas cápsulas centrais da sua caixinha! Dê preferência às cápsulas mais laterais, assim, ele não ficará encoberto pelas outras plantinhas que crescem ao redor, e não terá risco de receber menos luz por conta disso.

Feito isso, o alecrim pode levar de 24 dias até 8 semanas para germinar! Portanto, lembre-se de que é necessário paciência para cultivar essa plantinha! Durante o primeiro ano de cultivo, o alecrim tem um crescimento bastante lento. 

Durante o tempo de germinação das sementes, o ideal é que o solo fique sempre úmido. Não se esqueça de verificar o nível de água da sua B Box com frequência! Levante a tampa da caixa a cada três dias para certificar-se de que a água não foi absorvida por completo. Assim que ela acabar, reponha novamente para não deixar suas plantinhas sem água!

O que fazer depois que o alecrim germinar

Após a germinação, o solo do alecrim deve manter-se úmido, porém é necessário evitar ao máximo que ele fique encharcado. O alecrim é nativo de clima mediterrâneo, e está acostumado a sobreviver em solos bem secos! 

Quando o alecrim atingir a altura de aproximadamente 7 centímetros, a colheita já pode ser realizada. Lembre-se: se você remover os ramos totalmente do solo, eles não irão voltar a crescer! 

Para que ele continue se desenvolvendo, faça a colheita com a ajuda de uma tesoura, cortando o ramo desejado logo acima das folhas, deixando no mínimo 20% do ramo intacto! 

Quando ele atingir essa altura, também é o momento ideal para transplantá-lo para um vaso maior, caso sua intenção seja que ele cresça mais! 

Nesse caso, lembre-se de colocá-lo em um substrato bem drenável, e regá-lo somente quando ele estiver totalmente seco. O alecrim é uma planta de sol pleno, e precisa de pelo menos 8 horas de sol direto para se desenvolver. 

Mas não coloque ele de uma vez no sol direto! Faça o processo de rustificação, aproximando a planta aos poucos, a cada dois dias, da fonte de sol. A exposição repentina ao sol forte poderá queimar suas folhas, e também matar sua planta!

Marcações:

1 comentário em “Siga essas dicas para ter sucesso no cultivo do Alecrim mais garantido na sua B Box!”

  1. Pingback: Como plantar coentro? Siga estas dicas para ter sucesso no plantio caseiro! - Blog Brota Company

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *