Os diferentes tipos de suculentas que vão transformar sua casa trazem um aspecto supernatural, bonito e diferente, com espécies incríveis e fáceis de cuidar.

Inclusive, essas plantas se tornaram uma grande tendência nos últimos anos, já que exigem pouco espaço e regas, a manutenção costuma ser simples e facilita a rotina dos iniciantes da jardinagem. Então, vem conferir!

A princípio, você sabe o que é uma suculenta?

A suculenta são plantas exóticas e com aquele aspecto gordinho, com diversas formas e tons. Assim, a principal caraterística é a capacidade de armazenar água nas folhas, reduzindo o volume de regas.

Neste cenário, são mais de 20 mil espécies catalogadas, englobando trepadeiras e cactos, bem como típicas de regiões úmidas e mais secas.

Vale destacar que há espécies que dão flores, algumas super recomendadas para ficar dentro de casa e outras que suportam variações de temperatura.

18 tipos de suculentas que vão transformar sua casa

Agora, vamos às variações dessas plantinhas que irão transformar a sua casa, tanto nas áreas internas quanto externas.

1# Echeveria Carnicolor

Echeveria Carnicolor

Uma das mais conhecidas entre o público, a Echeveria Carnicolor, tem um formato de flor e folhas verdes que podem atingir um tom mais arroxeado.

Dessa forma, como a maioria das espécies, prefere sol mais ameno. Além disso, possui uma ótima proteção natural à pragas, o que a torna uma espécie mais resistente.

2# Colar de pérolas

Colar de Pérolas, ou Senecio Rowleyanus, se destaca por ser formada por bolinhas, semelhantes a ervilhas, que crescem no cordão. Logo, lembra uma joia.

Portanto, essa suculenta cresce e cai dos vasos, criando aquele aspecto de planta aérea, chegando a 1 metro. Se preferir manter o vaso no chão, o colar cresce como uma planta rasteira e você verá pequenas florezinhas brancas.

3# Haworthia Fasciata

Ideal para espaços internos, essa suculenta tem folhas em um tom vibrante de verde, pequenas, chegando a 10cm de comprimento. As folhas têm formatos triangulares, pontiagudas.

Diferente de outras espécies, essa cresce a meia sombra, sem sol direto. Uma dica é pegar várias mudinhas para crescer na Horta Inteligente, com luz de led, bem como irrigação automática.

4# Sedum Burrito

Sedum Burrito

Caracterizada por ter folhas gordinhas e curtas, essa suculenta também cresce a partir de um cordão central, caindo do vaso e criando um arranjo suspenso.

Então, em épocas de primavera, pode desenvolver lindas flores em cor rosa claro.

5# Sedum Multiceps é um dos tipos de suculentas para sua casa

Conhecida como Estrelinha, essa suculenta tem um visual com folhas cilíndricas e florezinhas amarelas, lembrando o formato de estrelas.

Por serem pequenas e adorarem sol pleno, são ideias para diversos espaços e lembram um Bonsai.

6# Crassula Ovata Gollum

Popularmente chamada de Orelha de Shrek, devido ao formato de tubo, como ventosas, essa suculenta tem um verde a avermelhado. As flores crescem em cachos em diversas cores, como brancas e rosadas.

7# Kalanchoe Tetraphylla

Kalanchoe Tetraphylla

Vamos a um nome mais simples? A Orelha de Elefante tem diversas dores, geralmente verde com as pontas avermelhadas ou marrons. A cor muda conforme o sol que recebe.

Chegando a 60cm, se adapta a boas doses de sol e meia sombra. Essa é uma das queridinhas para ambientes internos.

8# Tipos de suculenta: Crassula Ovata

A Crassula, ou Jade, é uma suculenta que pode atingir 2 metros de altura. Ela se destaca por folhas ovaladas de cor verde-escura e por desenvolver flores brancas, em épocas de primavera.

Da mesma maneira, é ideal para as varandas, já que crescem mais com sol direto.

9# Graptopetalum Paraguayense

Graptopetalum Paraguayense

A Suculenta Fantasma tem esse nome pelo tom fosco e rosado, com um pó que fica sobre as folhas. Tudo isso acontecendo naturalmente.

Chegando a 20cm de altura, os galhos crescem com poucas folhas, com a pétalas ficando nas extremidades.

10# Echeveria Elegans

Com um aspecto “fofo”, essa suculenta é chamada de Rosa de Pedra, justamente pelo formato, com cores que variam do verde ao cinza. Essa é uma das mais populares, crescem até 20cm e preferem a meia-sombra.

Separamos mais 8 dicas especiais de suculentas que você pode escolher para transformar a decoração da sua casa:

  1. Rosinha do Sol
  2. Babosa
  3. Rosa-do-Deserto
  4. Flor-da-Fortuna
  5. Aeonium
  6. Flor-de-Cera
  7. Suculenta-Sereia
  8. Cactos

Dica de ouro para cuidar dos tipos de suculentas

Uma dica especial é sempre escolher solos mais aerados, que drenam a água e evita que as raízes apodreçam. No verão, o ideal é regar até 3 vezes na semana, no inverno ou período chuvosos, reduz para a cada 15 dias.

Simultaneamente, as regas devem ser feitas em abundância, para ter esse “espaço”. Ou seja, se estiver em vasos, vale a pena mergulhar todo o vaso em um balde grande, até encharcar. Se não, regue como puder.

Isso, claro, se estiver usando o solo adequado, com caraterísticas arenosas, que drenem bem. E se você tem pouco tempo, uma dica é o Vaso Decor Autoirrigável, que facilita a sua vida.

Os tipos de suculenta tem variações, principalmente no tom, conforme as regas e o sol que recebe. Sendo assim, é importante acompanhar o crescimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *