Tempo de Leitura: 11 Minutos

Nesse artigo você vai aprender:

  • 6 espécies de flores para ambientes internos
  • Como cuidar de de cada uma delas
  • Quais espécies podem ser tóxicas para animais
  • Dica para cultivar plantinhas comestíveis para seu pet

Quem nunca sonhou em ter uma casa cheia de flores belíssimas e perfumadas enfeitando os ambientes, não é mesmo? Mas morando em apartamento, casa pequena, sem jardim, isso não é impossível? Não, nada disso!

Nada é impossível, e aqui a gente vai provar isso. Aqui você vai acompanhar uma lista de 6 das várias espécies de plantinhas com flores que você pode cultivar em ambientes internos e os cuidados que cada uma precisa ter para você realizar esse seu sonho floral. 

1. Antúrio: a popular flor de coração 

Antúrio com grandes folhas verdes e uma flor na cor vermelha em um vaso marrom

Vamos começar com uma planta bem popular nas casas das vovós? Das vovós com muito bom gosto, claro! Estamos falando dos Antúrios. Essa planta bem tradicional, com belas folhas grandes em formato de coração e sua floração de coloração vermelho vivo ou branco. 

O Antúrio é uma planta muito durável, que pode te acompanhar por muitos anos se tiver os cuidados certos, e o melhor é que ela floresce durante muitos meses. E como cuidar desta plantinha? 

Bom, o Antúrio é uma espécie que aprecia a meia-sombra, então coloque seu vaso perto de uma janela com claridade. Ele não aprecia o sol direto intenso, porque isso pode prejudicar suas folhas. 

Além disso, ela aprecia ambientes úmidos, e a rega moderada, apenas quando o substrato estiver mais seco, pois o excesso de água pode apodrecer a raiz. Substrato esse que pode ser bem semelhante ao das orquídeas, para ajudar a drenagem. Quer saber mais sobre orquídeas e o tipo de substrato que ela leva? Acesse esse link para dar uma olhada no nosso artigo sobre tipos de orquídea! 

Bom, de volta aos Antúrios, a adubação deve ser feita com húmus de minhoca ou bokashi, de preferência na primavera ou no verão. A poda também deve ser feita removendo as folhas e flores bem secas, cortando bem rente à base, para estimular a floração.

2. Lírio da Paz: a flor que purificar o ar

Duas flores de Lírio da Paz com grandes flores verdes em um fundo branco

Seguindo na nossa lista vamos para uma espécie que tem uma certa semelhança com o Antúrio, que é o Lírio da Paz. Ele recebe esse nome por conta da coloração branca de sua flor, que simboliza a paz e a tranquilidade

Além disso, é uma planta ótima para você ter em ambientes internos porque ela purifica o ar. Você deve cultivar o seu Lírio da Paz em local de meia-sombra com boa luminosidade, em um vaso com boa drenagem. 

O substrato dela deve ser rico em matéria orgânica, e deve ser regada quando o substrato não estiver mais molhado. Uma atenção que devemos tomar com essa plantinha é que o ideal é regar ela com água filtrada, ou água da chuva, pois ela é bem sensível aos químicos presentes na água de torneira como o cloro. 

Se você preferir, também pode regá-la com a famosa “água mole”, que nada mais é do que água da torneira que você deixa parada em um recipiente de um dia para o outro, deixando assim que os químicos evaporem. 

Ela também gosta de ambientes úmidos e temperaturas estáveis, sem extremos de frio e de calor. A poda também é bem semelhante à do Antúrio, removendo folhas e flores secas e murchas, cortando bem rente à base. 

3. Flor-de-Cera: belas, coloridas e delicadas

Zoom de Flor-de-Cera com várias flores pequenas na cor rosa claro

Imagem: Pexels/Agnese Lunecka

A próxima na nossa lista é a flor-de-cera, que gera essas florzinhas bem delicadas e de cores variadas. Ela também deve ser cultivada em meia-sombra, evitando a luz direta nos horários de sol forte para não queimar suas folhas.

 O substrato dela deve ser rico em matéria orgânica, e bem drenável para não deixar água parada em suas raízes. Nessa planta, como é muito delicada, não é recomendado remover as folhas e flores secas, mas sim deixá-las caírem naturalmente. 

A flor-de-cera é uma espécie trepadeira, portanto, o ideal também é que seja cultivada em vasos suspensos para que suas folhas e flores fiquem pendentes. Algumas espécies podem chegar a até 15 metros de comprimento!

4. Bromélias: traga um ar tropical para sua casa

Flor de bromélia na cor vermelha com folhas verde escuras

Imagem: Pexels/Jeffry Surianto

A seguir temos as bromélias, que têm lindas folhagens verdes e que brota uma flor coroada ao centro, trazendo um ar bem tropical ao ambiente. 

Quanto ao sol, você deve observar a tonalidade das folhas. Quanto mais escuras, mais sol a sua planta vai precisar, mas no geral as bromélias apreciam a meia-sombra, ou o sol filtrado da manhã ou final de tarde. 

O vaso das bromélias deve ser mais largo para poder comportar melhor seu crescimento, e o solo deve ser mantido levemente úmido. Você pode adubar sua planta com adubo foliar, de 15 em 15 dias. 

As bromélias não precisam de poda, mas você pode remover as folhas e flores secas quando necessário. São plantas ótimas para ambientes internos e também para jardins verticais. 

5. Begônias: a planta do momento, com flores comestíveis

zoom nas flores de uma begônia na cor laranja escuro

Imagem: Pexels/Jeffry Surianto

Agora vamos falar das begônias. Elas são plantas bem populares, e existem mais de mil espécies. A begonia maculata, por exemplo, é uma que ganhou muita popularidade nos últimos tempos, e ela integra muito bem a decoração de diversos ambientes, com suas folhas cheias de pintinhas charmosas. 

Begonia Maculata em um vaso bicolor creme e laranja sob uma mesa de madeira

Imagem: Pexels/Kulbir

As begônias podem ser cultivadas em meia-sombra ou em sombra. A rega dessa planta deve ser feita quando o solo estiver bem seco, e em boa quantidade, mas precisa se atentar à drenagem para não deixar água parada. Portanto, na hora da rega, molhe bem, mas deixe a água escorrer bastante. 

Um fato interessante sobre as begônias é que grande parte de suas flores são comestíveis, você sabia? O que acha de trazermos um artigo específico falando só sobre flores comestíveis? E quem sabe até com uma receitinha? Deixa aqui nos comentários se você gostaria de ver esse conteúdo!

6. Medinila: a uva rosa!

Medinila ou Uva Rosa com gotas de orvalho ao ar livre

Imagem: Pexels / Julia Volk

E seguindo na nossa lista temos a medinila, que também é chamada de uva rosa, por conta de suas flores arredondadas que formam cachos que parecem uvinhas mesmo.  

Essa planta aprecia a meia-sombra e luminosidade indireta, mas ela não tolera o frio, portanto certifique-se de que ela estará em um local com uma temperatura mais quentinha. Ela prefere vasos com um bom espaço para poder crescer, e um solo rico em matéria orgânica. 

O substrato deve ser mantido com uma boa umidade, mas sem água parada nas raízes para não apodrecer. Essa plantinha floresce durante a primavera e verão, e tem o crescimento um pouco mais lento, o que deixa a necessidade da poda menos frequente, e também pode durar muitos anos com os cuidados certos.

Fique atento às plantas internas e seus pets!

Uma coisa que devemos nos atentar é que algumas plantas podem ser tóxicas. Só nessa lista, podemos incluir o Lírio da Paz, o Antúrio, a Flor-de-Cera e a Begônia como plantas que devem ser mantidas longe de crianças e dos pets, e cultivando elas dentro de casa o cuidado deve ser redobrado. 

Posso oferecer algum tipo de planta para meu animalzinho?

Sim! Existem alguns tipos de matinhos como a grama Félix, a grama de milho de pipoca e até o famoso Catnip que não só podem ser oferecidos, mas também podem ajudar na digestão dos seus bichinhos!

Gato comendo grama da horta B Box Edição gatinhos da Brota Company

Por isso, trazemos essa dica: a B Box edição gatinhos! A B Box é uma horta inteligente onde você pode plantar sementes da grama Félix e do Catnip! É muito fácil e prático, e o kit já vem com tudo o que você precisa, na quantidade certa, para brotar em até 15 dias. Você só precisa montar de acordo com o manual, e deixar sua box em um local em que vai receber pelo menos 4 horas de sol, e pronto! 

Ficou interessado? Acesse este link para adquirir a sua!

Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?

Essas são apenas algumas das espécies que você pode ter dentro da sua casa, mas existem ainda muitas outras e uma infinidade de dicas de cultivo para elas! 

Se você quiser ter acesso a mais conteúdo como esse, é só se inscrever no nosso canal do YouTube, onde postamos novidades toda semana!

Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!

Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.

E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *