A lavanda é provavelmente o aroma mais popular que existe! Extraído das suas flores que, além de perfumadas, são muito belas e casam perfeitamente com a decoração de qualquer ambiente, o aroma da lavanda é utilizado em inúmeros produtos com muitas finalidades diferentes.

Hoje, vamos aprender um pouco mais sobre os benefícios que a lavanda pode trazer para a sua saúde e para o seu lar, e também vamos ver algumas dicas de como cultivar essa plantinha em casa.

Para que serve a Lavanda?

Flores de lavanda com mar ao fundo
Imagem: Pexels | Peter Fazekas

A lavanda pode ser utilizada e consumida de várias maneiras, e todas elas podem trazer inúmeros benefícios para a saúde.

O óleo essencial da lavanda pode ser utilizado como aromaterapia, e também pode ser aplicado na pele. A lavanda possui propriedades ansiolíticas, analgésicas e anti-inflamatórias, que podem auxiliar nos sintomas da ansiedade, da insônia e também acalmam a pele. Além disso, a lavanda também tem ação adstringente e cicatrizante, agindo na limpeza da pele

Devido a estes benefícios, as flores da lavanda são utilizadas desde as origens da civilização, sendo muito referenciada no tratamento de dores musculares, dores de cabeça, depressão e problemas de saúde mental.

A flor da lavanda também pode ser consumida como forma de chá. Sua infusão pode auxiliar também nos problemas de ansiedade e insônia, além de ser uma ótima opção para aliviar as dores que surgem durante a menstruação. 

Lavanda na Culinária 

Apesar de não ser muito popular aqui no Brasil, as flores da lavanda também são uma especiaria muito utilizada na culinária

sorvete de lavanda e mel

Existem inúmeras receitas feitas com as flores da lavanda, que variam desde bolos a até sorvetes e chocolates. 

Além de ingrediente principal, a lavanda também é uma ótima opção para decoração de pratos e bolos, dando um toque especial à apresentação de qualquer refeição!

Como cultivar lavanda em casa

Flores de lavanda sob papel pardo
Imagem: Pexels | Leah Newhouse

A lavanda é uma planta, no geral, muito simples de se cultivar. Porém, existem alguns cuidados especiais que precisam ser seguidos para garantir que você tenha esse perfume natural maravilhoso dentro de casa!

Esta planta é composta por mais de 60 espécies diferentes São uma espécie arbustiva e perene, que possui as inflorescências espigadas, que podem variar entre as cores lilás, branco, rosa e azul. 

É uma planta que atrai muitos polinizadores, como abelhas e borboletas, por conta do sabor adocicado presente nas flores. 

A espécie que foi melhor adaptada para o clima do Brasil é a Lavandula dentata, também conhecida como Lavanda Francesa. 

A primeira coisa a se observar é o clima de origem desta planta. As lavandas vêm das áreas montanhosas do Mediterrâneo, e são adaptadas ao clima tropical do nosso país. 

Elas se desenvolvem melhor nos climas mais secos e com mudanças de temperatura durante o inverno e o verão, e não suportam locais com muita umidade. Além disso, a luz direta é essencial para o desenvolvimento desta planta.

Portanto, ao cultivá-la em casa, o ideal é escolher um local em área externa, ou que fique bem próximo de uma fonte de luz direta, onde ela possa receber sol por pelo menos 4 horas por dia, diretamente em suas folhas.

A lavanda pode ser plantada tanto direto no solo, quanto em vasos. Para plantá-la em vasos, o ideal é que estes não sejam muito pequenos e nem muito grandes, com pelo menos 30 cm de largura, para comportarem bem o crescimento das raízes.

Dê preferência para vasos de material poroso, como cimento e terracota não esmaltada, que irão auxiliar na absorção da água e evitar que o substrato da planta fique encharcado. 

Na hora da escolha do substrato, aposte também nos tipos mais leves e aerados, como o calcário, perlita ou uma mistura de terra vegetal com areia grossa e pedriscos. As lavandas não toleram o excesso de água no seu substrato, portanto, é recomendado que a rega seja feita somente quando o substrato estiver seco.

Aposte em um adubo para flores

O adubo é uma parte muito importante no desenvolvimento das plantas. É a partir dele que ela irá extrair os nutrientes que já não estão disponíveis na água, no solo e no sol. 

A adubação é essencial no momento de plantio de novas mudas, de trocas de vaso e também como rotina no cuidado das plantas, sendo oferecido periodicamente, a cada três meses para mais ou menos, dependendo da espécie e idade da planta.

Buquê de flores de lavanda amarrado com uma corda rústica
Imagem: Pexels | Brigitte Tohm

Para estimular a produção de flores da lavanda, o adubo também é uma peça muito importante. Existem algumas marcas que oferecem adubos específicos para a floração das plantas. 

Nestes adubos, estão presentes muitos macro e micronutrientes que irão complementar a nutrição da sua planta e estimular a produção de suas flores.

Além disso, para deixar sua lavanda ainda mais cheia de flores, a poda também é muito importante. Ao realizar a poda de um galho da lavanda, a partir dele, irão nascer pelo menos mais duas hastes.

Deste modo, ao florescer, ao invés de nascer uma flor de lavanda, nascerão duas, uma em cada haste! 

Porém, lembre-se de realizar a poda sempre no momento certo. No caso das plantas arbustivas como as lavandas, o ideal é que ela seja feita depois que suas flores murcharem.  

Seguindo estes cuidados, você terá sempre um perfume natural para preencher sua casa!

Uma dica para cultivar temperos em apartamentos e lugares pequenos

Você sempre quis ter uma hortinha em casa para cultivar temperos e utilizá-los frescos nas suas receitas, mas nunca conseguiu por falta de espaço ou de luz?

Pensando nisso, a Brota Company desenvolveu a B Box! Uma horta inteligente que ocupa pouco espaço, e já vem com tudo o que você precisa para o plantio e cultivo!

Caso você não tenha luz do sol para oferecer para sua horta, existe também a B Led, uma luz de crescimento que irá substituir a necessidade de sol e fazer com que as suas plantinhas germinem e cresçam normalmente!

Ficou interessado? Acesse o site da Brota Company e garanta já a sua! Aproveite para utilizar o cupom BLOGDABROTA e garantir 10% de desconto no seu pedido!

6 comentários em “Veja como cultivar Lavanda em casa e fazê-la explodir de flores!”

  1. Pingback: Veja duas receitas fáceis utilizando flores de lavanda! - Blog Brota Company

  2. Comprei lavanda no mercado em potinhos. Estava linda, mas depois ficou bem feinha. Já coloquei dentro e fora de casa. Nada deu certo. Será q preciso colocá-la num vaso maior?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *