Afinal, por que as mudas de hortifruti morrem? Vamos ver sobre isso?

Você já deve ter se deparado com o seguinte cenário: em uma ida no hortifruti, viu aqueles vasinhos de tempero variados e bonitos! Manjericão, cebolinha, alecrim e até lavanda! Tudo tão cheiroso e grande! 

Aí levou para casa, colocou em um local com luz, deu água, amor, atenção e de repente… morreram! Pois é, essa história ruim já aconteceu com muita gente.

Por isso, neste artigo, vamos explicar porque isso acontece e quais medidas você pode tomar para evitar esse desastre. Vamos aprender?

Considerações iniciais: veja porque as mudas de hortifruti morrem

Antes de falarmos porque as mudas de hortifruti morrem, vamos já dar a notícia ruim agora.

Isso acontece porque antes de chegar no mercado ou no hortifruti, seja qual for o lugar em que você comprou essa mudinha, ela passou por um tratamento de “realeza” desde que era uma sementinha.

Ou seja, os produtores dedicaram muito estudo, tempo e esforço para criar o ambiente perfeito para aquela plantinha. Isso com a quantidade exata de luz, de calor, de água e nutrientes, para poder entregar o melhor produto possível para o consumidor.

O problema é que depois, já nas prateleiras do mercado, ela deixa de ter toda essa “mordomia”. E quando você compra e leva para casa, por mais que você cuide e tente dar todas as condições ideais, pode ser que ela não resista às mudanças.

Então, não se sinta culpado caso isso aconteça! Acontece, algumas plantinhas são mais frágeis e não irão sobreviver.

Para que seus temperinhos não sofram esse choque de alteração de ambiente, você pode plantá-los desde as sementinhas!

A seguir, vamos aprender mais!

Verduras variadas em uma geladeira de supermercado

Imagem: Pexels | Matheus Cenali

Porque as mudas de hortifruti morrem: veja outros motivos

Sobre os motivos para as mudas de hortifruti morrer, vamos ver outros fatores que podem levar a sua plantinha à morte e como evitar.

Bem, além da mudança de clima e ambiente que essa planta pode sofrer durante esse processo todo, temos que levar em consideração que nem sempre os funcionários daquele estabelecimento irão cuidar das mudas.

Agora, vou deixar uma dica para você conseguir êxito nas suas plantações, e com muita facilidade: conheça a B Box, a horta inteligente da Brota Company. Ela já vem com tudo que você precisa para o plantio, e você já consegue colher as primeiras folhinhas no primeiro mês!

Ficou interessado? Corre no site da Brota Company e aproveite para fazer sua compra! 

Continuando, muitas vezes, essas mudas de hortifruti são colocadas lá em exposição e ficam dias sem ver uma gota de água, ou um raio de luz do sol.

Sem contar que é muito comum que essas mudinhas de hortifruti sejam plantadas em um solo que não seja muito apropriado para elas.

Por exemplo, a lavanda e o alecrim gostam de um solo mais sequinho, então mantê-los naquele vaso cheio de substrato úmido não vai ser o ideal!

Por outro lado, existem plantas que gostam de umidade no substrato, e esses dias que elas passaram sem a rega que estavam acostumadas, pode fazê-las murchar.

Vaso de tomilho recebendo sol em uma janela

Cuidados necessários para suas mudas de hortifruti não morrer

Pois bem, a primeira coisa que indicamos, ao levar essa plantinha para casa é abrir seu celular e fazer uma pesquisa sobre a quantidade de luz e de água que essa plantinha gosta. 

Então, sabendo do que essas mudas gostam, você já tem uma grande parte do mistério resolvido! É só colocá-las em um local que ela receba quantidade de luz ideal e regar de acordo com a quantidade de umidade ideal.

Caso a plantinha goste de um solo mais sequinho, indicamos que seja feio o transplante para um novo vaso e com o substrato ideal para ela. O que nos leva à próxima questão!

Outro problema comum, que acaba fazendo com que essas plantas morram é a superlotação do vaso! Na maioria das vezes, os produtores acabam colocando muitas mudas em um só vaso.

Porém, dessa maneira, as plantas irão brigar entre si pelos nutrientes, pela luz e água, e irão acabar murchando e morrendo!

Para evitar isso, o ideal é separar essas mudas o máximo que for possível. Por isso, remova a muda do vaso, separe as mudas e replante em um solo novo em um vaso ou local mais espaçoso.

Várias mudas de manjericão dividas para novo plantio

E não se esqueça, faça a poda das folhas que estiverem murchas e secas! A próxima dica que vamos passar é sobre a rega por imersão.

Para as mudas de hortifruti não morrer: conheça a rega por imersão

Primeiramente, saiba que essa técnica da imersão pode ajudar a planta a recuperar a umidade, caso tenha ficado muito tempo sem ser regada na prateleira.

Para fazer esse processo, basta colocar o vaso da planta, com furos, em um recipiente que seja maior que ele. Depois, encha esse recipiente com água até mais ou menos a metade da altura do vaso e deixe-o absorver por alguns minutos.

Isso fará com que as raízes recebam água de forma mais direta, e absorvam a quantidade necessária para a reidratação.

Regar por imersão sendo feita em um vaso de tomilho

Para evitar que as mudas de hortifruti morram: sobre a colheita

Agora, a última dica é sobre a colheita! Algumas plantinhas do hortifruti precisam receber a colheita no local correto para gerarem novas brotações e ficarem mais cheias.

É o caso do manjericão, da hortelã, da cebolinha, entre outros! Mas a colheita precisa ser feita da maneira correta para que isso aconteça.

Portanto, se sua muda de hortifruti ainda estiver muito pequena e com poucas folhas, siga os passos anteriores e aguarde mais para colher.

Mas se ela já estiver grande, com muitas folhas, é hora de colher para usar na sua cozinha. Assim, você estará estimulando que essa planta produza mais folhas.

Por isso, a maneira certa de colheita é fazer com uma tesoura, pode ser de cozinha ou de jardinagem, mas que esteja limpa. Para colher o hortifruti, veja essas dicas:

  • Faça o corte do ramo no tamanho que deseja usar, e atente-se para cortar logo acima do próximo nó da planta.
  • O nó é facilmente identificado pelo local em que se encontram as próximas folhinhas no ramo.
  • Feito isso, mantendo todos os cuidados necessários, a partir desse ramo, irão surgir duas novas brotações. 
Mão apontando para a localização do nó em um ramo de Manjericão

Assim, você pode seguir a colheita dessa forma. Finalmente, essas foram as dicas de como fazer com que a sua mudinha de hortifruti sobreviva na sua casa!

Conclusão 

Enfim, você viu porque as mudas de hortifruti morrem. Agora, você sabe sobre as medidas a tomar para evitar esse problema e cultivar essas mudas com mais eficácia.

Aproveite para conhecer nossas hortas inteligentes, utensílios para sua horta, produtos e outras soluções para seu jardim. Tire suas dúvidas clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *