A Ficus Lyrata, ou Figueira Lira, é uma planta que virou desejo de consumo de muitos. Ela é adaptável aos ambientes internos e externos, e pode ficar bem grande, mesmo sendo cultivada dentro de casa.

No entanto, os donos dessa plantinha podem enfrentar alguns problemas nas suas folhas como queda, manchas marrons e até mesmo a falta de novas brotações.

Por isso, neste artigo, trouxemos várias dicas de cultivo e de como evitar esses problemas comuns para que sua Ficus fique sempre linda e saudável. Vamos aprender?

Ficus Lyrata ou Figueira-Lira com folhas verdes em um Vaso Decor da Brota Company na cor preto Basalto

A Ficus Lyrata ou Figueira Lira: sua origem e características

A Ficus Lyrata é originária da África, e se adapta bem ao clima tropical. Quando plantada no solo, ela pode chegar a até 15 metros de altura. Ela prefere climas mais quentes e locais mais protegidos de ventos fortes e geadas. 

Essa planta recebe esse nome devido suas folhas, que lembram o instrumento musical Lira. Há quem acredite que cultivá-la dentro de casa pode trazer boa sorte e prosperidade!

Como dito, apesar da Ficus Lyrata ser uma árvore, da família Moraceae, ela também é adaptável aos ambientes internos. Em ambiente dentro de casa, o local ideal para ela é um ambiente de meia-sombra, com bastante luminosidade. E quanto mais luz, mais rápido será o seu crescimento.

A seguir, vamos ver dicas para o seu cultivo.

A Ficus Lyrata, ou Figueira Lira: cuidados ao cultivar

Não coloque sua Ficus Lyrata direto no sol! É necessário que seja feita uma adaptação para que a planta possa receber sol pleno. Para fazer isso, basta aproximar aos poucos a planta de uma fonte de luz forte. Se você não sabe, o nome desse processo é rustificação. 

Caso contrário, a Ficus irá sofrer com a quantidade alta de luz direta que não estava acostumada, e isso irá fazer com que suas folhas queimem. 

Também é indicado que se faça uma limpeza das folhas da Ficus com frequência! Com o tempo, principalmente sendo cultivadas dentro de casa, elas podem acumular poeira e outros resíduos. 

Para limpar as folhas, utilize um pano macio e úmido, assim, você ajuda sua planta a respirar melhor. Borrifar água nas folhas uma vez por semana também é muito bem-vindo.

A Ficus Lyrata não gosta de terra encharcada, e isso pode inclusive levar à morte da planta. Escolha um substrato que seja mais leve e mais respirável, e aposte em um vaso com um bom escoamento. 

Outro ponto, caso a água fique parada por muito tempo nas raízes, elas irão apodrecer.

Apesar disso, essa planta também não gosta de períodos de seca. O ideal é regá-la sempre que sentir que a superfície do substrato está bem seca. 

Em seguida, vamos ver sobre a irrigação dessa planta.

Ficus: cuidados na irrigação

Para garantir que a umidade do vaso da sua Ficus esteja sempre ideal, que tal investir em um vaso autoirrigável?

O Vaso Decor irá garantir que sua planta receba sempre a quantidade perfeita de água, nem mais nem menos! Você pode ficar até 90 dias sem precisar repor o reservatório de água, assim, poderá focar nas outras necessidades da sua plantinha, sem se preocupar com a água. 

Além disso, ele é anti mosquito da dengue! Ficou interessado? Acesse o site da site da BrotaCompany e garanta já o seu!

Enfim, como o crescimento da Ficus é um pouco lento, a adubação pode ser mais moderada. O ideal é fazê-la durante os meses de maior crescimento, como na primavera, e com adubos orgânicos e também minerais.

Algumas folhas podem cair também, mas ela irá se recuperar. Caso o problema não seja a rega, uma outra causa muito comum é a baixa temperatura! Certifique-se e que ela não está em uma área que recebe ventos muito gelados, ou tente movê-la para um local um pouco mais quente.

Sobre a adubação

Para adubar a Ficus Lyrata, uma dica é colocar metade da quantidade de adubo indicada pelo fabricante, para evitar que ocorram queimaduras na planta. 

E cuidado com pets e crianças caso for cultivar essa planta em casa, pois sua seiva é tóxica! Na hora de podar, é recomendado também a utilização de luvas, pois ao entrar em contato com a pele, pode causar irritação.

Figueira Lira ou Ficus Lyrata com folhas bem verdes sob uma mesinha com livros

Como fazer sua Ficus produzir mais folhas?

De forma complementar, caso você queira estimular a brotação de novos galhos ou de novas folhas na sua Ficus, existem duas maneiras de conseguir. Uma delas, e a mais comum, é a poda. 

Fazendo um corte na ponta da sua Ficus, ela irá gerar mais dois novos galhos a partir dali. Com a estaca que foi cortada, você pode fazer uma nova muda da sua planta! Basta colocá-la na água, ou em terra fértil, até enraizar. 

Por outro lado, um outro método que pode ser utilizado, caso o resultado que você queira é a produção de novas folhas, é o corte do nó. Para fazer esse processo, você precisa selecionar um dos nós no tronco da sua planta. 

Ele é facilmente identificado como uma espécie de “bolinha” que fica na altura de onde as folhas nascem. Faça então um corte logo acima de um desses nós, utilizando uma faca ou uma tesoura. 

Pois bem, o corte precisa ser profundo o suficiente para que a seiva da planta escorra, e idealmente em um ângulo de 45 graus. Faça um outro corte logo abaixo do primeiro, no ângulo contrário, para que consiga remover um pedaço do caule, como se fosse um triângulo. 

Por isso, certifique-se de que o instrumento que você irá utilizar para fazer o corte esteja esterilizado! Após fazer isso, você também pode utilizar um pouco de hormônio enraizador no local, para estimular ainda mais as novas brotações.

Como identificar problemas na Ficus Lyrata?

Nesse contexto, se as folhas da sua planta estiverem murchas, molengas e com manchas escuras ou amareladas, principalmente nas folhas mais perto da base da planta. Isso pode significar que você está regando demais, ou que não está dando tempo do solo secar entre regas.

Para resolver este problema, o mais indicado é segurar a rega por um tempo e molhar o substrato novamente só quando sentir que está bem seco.

Caso sua planta já esteja muito danificada, é sinal de que ela pode estar com apodrecimento nas raízes. Para isso, visando tentar salvar sua planta, o ideal é tirá-la do substrato e observar as raízes. Se elas estiverem escuras, molengas e com mau cheiro, é sinal de apodrecimento. 

Em seguida, deve-se tentar cortar o máximo de raízes podres possível e replantá-la em um solo novo, bem soltinho e bem drenável.

Se as folhas estiverem fracas, ressecadas e caindo e com manchas nas folhas superiores, isso significa que elas estão sendo regadas de menos.

Por sorte, essa é uma condição que é facilmente reversível, basta molhar bem sua planta e prestar atenção na frequência da rega para que ela não fique longos períodos com o substrato seco. 

Mas se as folhas estiverem simplesmente caindo, sem manchas aparentes, e você reparar que ela não está crescendo muito ou gerando novas folhinhas por muito tempo, isso pode significar que a sua Ficus está recebendo pouca luz. 

Outras soluções para a Ficus Lyrata

Algumas folhas dessa planta podem cair também, mas ela irá se recuperar. 

Caso o problema não seja questão de rega, uma outra causa muito comum é a baixa temperatura! Certifique-se e que ela não está em uma área que recebe ventos muito gelados, ou tente movê-la para um local um pouco mais quente.

Ademais, mova sua planta Ficus Lyrata para mais perto de uma janela ou de um local que receba bastante luz indireta. 

Dessa forma, veja se ela não está recebendo uma luz muito forte durante algumas horas do dia, e tente movê-la para um local com luz mais difusa. 

E preste atenção! Essa mudança pode mudar a velocidade com que o substrato da planta seca.

Se as folhas estiverem com manchas escuras nas pontas, principalmente nas folhas do topo, isso pode significar que ela está com queimaduras de sol. 

Preste atenção também se não existem sinais de insetos! Ou seja, buracos nas folhas também podem significar que sua planta está sendo atacada por alguma praga. 

Sendo assim, busque por sinais de cochonilhas ou outro tipo de inseto, e caso encontre, faça o uso de algum inseticida natural para acabar com o ataque das pragas.

Conclusão 

Hoje, você aprendeu mais sobre a Ficus Lyrata. Agora, não vai mais errar com os cuidados com essa planta, certo?

Aproveite para conhecer nossas hortas inteligentes, utensílios para sua horta, produtos e outras soluções únicas para seu jardim. Tire suas dúvidas clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *