Tempo de Leitura: 12 Minutos

Nesse artigo você vai aprender:

  • Como fazer adubo com restos de alimentos
  • A maneira correta de prepará-los
  • A quantidade e o espaçamento da adubação
  • O que cada adubo pode fazer para a sua planta

Hoje teremos um conteúdo de receitas! Mas não para nós humanos, e sim para suas plantinhas. 

Vamos aprender como podemos reutilizar restos de alimentos, que normalmente seriam jogados no lixo, para fazer adubos que podem ser utilizados em vasos, em hortinhas e no seu jardim! 

Você vai ver como preparar e aplicar esses adubos do jeito correto, para que servem, e as quantidades e a frequência que eles devem ser usados. Bora então para as receitas!

O jeito correto de oferecer alimentos às plantas

Cascas de ovo inteiras depositadas na superfície de um vaso de Antúrios

Vocês já devem ter visto por aí que é bom colocar casca de ovos, resto de banana, borra de café, entre outros, na terra da sua plantinha para ajudar ela a ficar bonita, certo? 

Mas tem muita gente que acaba colocando esses alimentos do jeito errado, e isso não só não vai trazer nenhum nutriente para a planta como também pode acabar atraindo moscas e outros insetos indesejáveis para a sua casa! 

As plantas não têm boca, nem dentes para comer os alimentos, como nós e os animais fazemos, então ela vai absorver os nutrientes que ela precisa através da terra e da água. Então, se você colocar lá uma casca de banana inteira no vaso da sua planta, ou no solo do seu jardim, não vai adiantar em nada

Para que esses alimentos sejam absorvidos, eles precisam ter passado pelo processo de decomposição primeiro, e só colocar esses restos de comida ali na terra vai levar muito e muito tempo para se decompor e para sua planta poder aproveitar, por isso precisamos aprender o jeito correto de utilizar cada um! Dito isso, vamos para nosso primeiro ingrediente?

Adubo de cascas de banana: rico em potássio

Duas cascas de banana escuras e ressecadas

O primeiro tipo de adubo que você pode fazer aí na sua casa é com cascas de banana. A banana é rica em potássio e também em cálcio, que são dois elementos que vão ajudar a sua planta a criar resistência e também vai dar aquela força para ela crescer e se desenvolver bem bonita e saudável! 

Como já sabemos então, não vamos simplesmente colocar a casca na terra do nosso vaso, certo? Então o que nós vamos fazer é juntar essas cascas em uma travessa, ou um recipiente sem tampa bem arejado e deixar elas secarem no sol por mais ou menos 10 dias, até elas ficarem bem escuras e ressecadas

Cascas de banana escuras em uma bandeja de metal sendo colocadas no forno para ressecarem

Pode colocar tudo no forno para secar? Pode, mas se você tem essa possibilidade de fazer esse processo sem gastar o seu gás, é muito melhor!

Então, quando suas cascas estiverem secas, você vai colocar no seu liquidificador, ou no seu mixer, e triturá-las até ficarem bem fininhas.

Pó de cascas de banana ressecadas

Agora, já pode aplicar nas plantas? Pode, mas se você quiser potencializar ainda mais esse adubo, você pode deixar ele em um potinho e guardar por mais 30 dias, assim nesse tempo essa casca de banana já vai estar bem decomposta e sua plantinha vai poder absorver ela mais rápido! 

Caso você queira acelerar esse processo de decomposição no pote, você pode colocar uma colher de Bokashi, na proporção de 1 para 10. Agora, com seu adubo de casca de banana pronto, é só você aplicar no substrato da sua planta! 

Se for um vaso pequeno, pode utilizar uma colher de café. Para um vaso médio, uma colher de chá, e para vasos grandes, uma colher de sopa. Aplique o adubo na superfície do substrato e misture levemente. Depois, é só regar normalmente! Esse adubo pode ser utilizado uma vez por mês.

Borra de café: nitrogênio para suas plantas 

Água sendo adicionada em um filtro de café da cor vermelha

Tão simples quanto tomar um cafezinho! Isso mesmo, a borra de café. Então você vai passar aquele seu cafezinho do jeito que você faz normalmente, pode ser do coador, pode ser de cafeteira, de prensa, do jeito que for! 

Se você coloca açúcar no pó, pode usar também? Pode! Então aquele pó de café que sobra e que você normalmente joga no lixo, pode ir para a sua plantinha! 

A borra de café tem nitrogênio, fósforo e potássio, que vai ajudar bastante no crescimento das plantas. Deixe a borra secar de um dia pro outro, e espalhe na superfície do vaso e misture um pouco com o substrato, mas sem exageros! 

colher de borra de café sendo adicionada em um vaso

Além de nutrientes, esse adubo também é ótimo para evitar que cresçam aquelas ervas daninhas no seu vaso. A borra de café só não é muito recomendada para aquelas plantinhas que não gostam de umidade, porque vai acabar deixando a terra úmida por mais tempo, ok? 

As quantidades são as mesmas do adubo de banana, colherzinha de café para vasos pequenos, médios, de chá, grandes, de sopa. Você pode aplicar a borra uma vez a cada dois meses.

Posso usar o café de cápsula?

Pode! É só abrir a cápsula usada e remover o café de dentro. Porém, leia com atenção os ingredientes que sua cápsula leva, pois o adubo não pode conter derivados do leite! E lembre-se sempre de reciclar suas cápsulas!

Zoom mostrando ingredientes de uma cápsula de café

Cascas de ovo: cálcio para fortalecer as plantas

Cascas de ovo em uma bandeja de silicone na cor cinza

Muita gente pega as cascas inteiras e coloca direto no vaso, assim grandes mesmo. Mas como aprendemos, isso não vai adiantar nada para a sua planta porque essa casca vai levar muito tempo para se decompor e ser absorvida na terra.

Então, o jeito certo de fazer é lavar essas cascas, de preferência removendo aquela película que fica por dentro dela, e depois deixar secando. Pode colocar no forno para secar também se não quiser esperar.

Cascas de ovo trituradas dentro de um mixer

 Depois disso, é só colocar elas em um liquidificador e bater até ela virar um pó fino. As cascas de ovo são ricas em cálcio, que ajuda no crescimento, e também o fósforo, que vai dar aquela força nas raízes das plantas. 

Depois, é só espalhar esse pó na superfície da terra, dar aquela misturada de leve regar normalmente! A quantidade ideal é de uma colher de chá para um vaso pequeno, uma colher de sopa para um vaso médio, e duas colheres de sopa para um vaso grande. Esse adubo pode ser aplicado uma vez ao ano. 

Adubação mais completa e rica em nutrientes

Uma dica que damos aqui é que se você colocar apenas um desses adubos nas plantinhas não vai ser o suficiente para ela, porque existem ainda muitos outros nutrientes que não estão inclusos apenas nesses alimentos, então, lembre-se sempre de não utilizar apenas um tipo! 

Existem adubos caseiros que são mais ricos e variados nesses nutrientes sim, o mais conhecido é o adubo feito a partir da compostagem

A compostagem é feita a partir de restos de alimentos decompostos. Porém, tem muita gente que não consegue fazer a compostagem em casa por falta de espaço, porque precisa de um reservatório de um tamanho considerável, ou simplesmente porque acha que dá muito trabalho! Mas existe uma outra maneira de aproveitar esses restos de alimentos diversos também!

Você pode juntar essas sobras orgânicas que seriam descartadas durante uma semana mais ou menos, e depois fazer essa papa de liquidificador para usar nas suas plantas. É só juntar tudo e bater com o mínimo de água possível, usando só a quantidade necessária pro seu liquidificador conseguir bater tudo.

Pode usar resto de frutas, hortaliças, aqueles legumes ou saladas que acabaram estragando, a própria borra de café, chás, e os restos de banana e das cascas de ovo que falamos, e até mesmo folhas secas das próprias plantas!

 O que não é indicado usar em excesso são as frutas cítricas e a borra de café, pois esses alimentos ácidos podem alterar o PH do solo. Também não devem ser utilizados alimentos de origem animal, derivados do leite e alimentos que já foram processados, pois isso pode atrair muitos insetos e animais indesejados, além do mau cheiro.

Feita essa papa, você pode despejar na superfície da terra e regar em seguida. Lembre-se de remover qualquer palhinha, pedrinha ou camada protetora que você tiver no seu vaso ou jardim antes de aplicar esse adubo, e depois colocá-las de volta, para evitar que apareçam aquelas mosquinhas chatas na sua casa.

Papa de liquidificador feita com restos de alimentos orgânicos para adubo

A coloração e textura dessa papa pode variar de acordo com os alimentos utilizados

Ele pode ser oferecido a todas as plantas, mas não é muito recomendado para aquelas espécies que não gostam de umidade no substrato, porque é rico em matéria orgânica, e isso vai reter a umidade da terra. Se não for o caso da sua plantinha, fique à vontade para aplicar de três em três meses nos vasos, jardineiras, jardins, e na horta! 

O que? Você não tem como ter uma horta em casa? Espera aí que eu tenho a solução! 

Horta caseira sem esforços!

A dica é sobre a B Box. É uma horta inteligente que já vem com as cápsulas, o substrato, as sementes que você escolher, e os filtros auto irrigáveis que absorvem a quantidade certa de água para cada planta. 

Imagem B Box da Brota Company com vários temperos em um fundo verde

Já vem tudo na quantidade certa! É só encher as cápsulas com o substrato, colocar as sementes, encher o reservatório de água e pronto!

Você só precisa colocar sua Box perto de uma janela onde bate sol, e encher o reservatório de água novamente depois de 15 ou 25 dias. E aí é só esperar e ver a magia das brotinhas acontecer. Achou legal, vai te ajudar a plantar de um jeito mais fácil e sem preocupação? Acesse esse link e garanta já a sua!

B Box da Brota Company com LED em um balcão de cozinha com vários temperos

Observe a reação das plantas aos adubos

Lembre-se sempre de observar como suas plantas irão reagir ao tipo de adubo que está sendo oferecido. Pode ser que algum deles não seja exatamente o que ela está precisando no momento, e que não vá fazer diferença nenhuma ou que acabe colocando algum nutriente em excesso.

Se for o caso, suspenda o uso e faça o teste com outro tipo, que ofereça outros nutrientes. Lembre-se sempre que a adubação deve ser balanceada, assim como a dieta de nós seres humanos, para que possa receber a nutrição ideal para poder crescer, se fortalecer e conseguir se defender de eventuais pragas. A regra geralmente é: planta nutrida não fica doente!

Quer mais dicas de como melhorar seu jardim?

Além da adubação caseira, existem muitas outras maneiras que você pode ajudar suas plantas a ficarem sempre bonitas e saudáveis, sem ter que sair de casa e sem gastar dinheiro! Quer saber mais?

No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!

Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!

Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.

E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *