Tempo de Leitura: 12 Minutos

Nesse artigo você vai aprender:

  • Como não errar mais na rega da suculenta
  • Quais os principais cuidados
  • Qual o vaso ideal para plantar
  • Como identificar problemas e resolvê-los

Você já matou uma suculenta? Não precisa mentir, tá tudo bem. Você não está sozinho! Esse papo de que suculenta é impossível de matar é mito, gente. Mas sabe o que também é mito? Achar que você não vai conseguir cuidar de nada, porque você vai sim. 

Suculenta na cor verde com longas hastes em um vaso marrom repousando em uma janela

Para te ajudar, reunimos aqui dicas essenciais para você não cometer mais nenhum homicídio de suculenta. Você vai ver que ela é uma plantinha de baixa exigência sim, mas que precisa prestar atenção em algumas coisinhas que vão fazer sua suculenta viver linda e saudável.

Afinal, quando devo regar a minha suculenta?

Primeiro de tudo, vamos direto ao assunto polêmico que é o que mais se tem fake news por aí: que pode ficar um tempão sem regar que vai ficar tudo certo. Não é bem assim gente. 

Suculenta na cor verde em um vaso sendo regada por um regador roxo

As suculentas podem ficar sim longos períodos sem água, afinal ela é uma planta de clima desértico. Porém, você precisa se atentar à umidade do substrato da sua planta, assim você vai entender quais as necessidades de rega dela, que pode variar de acordo com o ambiente e o tipo de clima da sua região. 

Para saber se sua suculenta está precisando de água, é só observar se o substrato dela está seco. E você vai observar com os olhos e com os dedos também, tá? 

Sente o substrato dela, se estiver ainda bem úmido, seu dedo sair bem sujinho, ainda não é hora de regar. Se ele estiver mais seco, e seu dedo sair bem limpinho depois de mexer, já pode regar. 

Outra indicação que sua planta vai dar caso esteja faltando água é que as suas folhas vão ficar meio murchinhas. Isso quer dizer que ela já está consumindo o reservatório de água que ela tem nas folhas, que precisa de água.

 Outro erro muito comum é regar a suculenta com muita frequência, em pouca quantidade. As regas devem ser mais espaçadas mesmo, você deve deixar sua suculenta consumir toda a água do substrato antes de regar novamente. 

Se você regar toda hora, o substrato dela vai ficar muito úmido e com água parada na raiz, e sua suculenta não vai gostar disso e vai morrer. Outra coisa que devemos nos atentar é regar somente o substrato, não molhar as folhinhas da sua suculenta.

Quanto de sol a suculenta precisa?

O ideal é que as suculentas fiquem em ambientes de sol pleno, em áreas externas e varandas. Mas, se você não tiver esse tipo de ambiente para oferecer, tudo bem, basta colocar o vaso bem próximo a uma janela onde ela irá receber bastante luz. 

A sua suculenta também não vai gostar se você colocar ela em um ambiente com ventos fortes e muito frio. Lembre-se do clima desértico, ela gosta de calor e clima seco. Também não é muito recomendado mudar o ambiente em que seu vaso de suculenta fica, pois mudanças frequentes podem fazer com que ela sofra. 

Suculenta grande na cor verde em um vaso marrom sendo iluminada por uma janela grande

Existem suculentas de meia-sombra?

Algumas espécies específicas de suculentas preferem a meia-sombra, como por exemplo: Peperômia, Babosa, Dedo de Moça, Orelha de Elefante, Jade, Barba de Moisés, Flor de Maio, Rosa de Pedra, Cacto Estrela, entre outras.

Peperômia USA em um vaso de cerâmica bege repousando em uma janela com sol leve

Peperômia

Jade em um vaso preto pequeno

Jade

Suculenta Rosa de Pedra em um vaso

Imagem: Pexels / Cristine Clair

Cacto estrela em um jardim com uma flor grande na cor roxa

Cacto Estrela

Como escolher o vaso correto

Também devemos nos atentar ao tipo de vaso em que a sua suculenta está. Ela não deve ficar em um vaso muito pequeno. O vaso ideal deve ter espaço o suficiente para as raízes da suculenta crescerem e também para o ar circular, cerca de duas vezes o tamanho da raiz. 

Mas também não podemos exagerar e colocá-la em um vaso gigante, pois um tamanho maior significa mais substrato, e mais substrato significa um tempo maior para ele secar. 

Suculenta grande em um vaso proporcional ao seu tamanho, de cor marrom em cima de uma mesa de madeira

Além disso, seu vaso deve ter um bom sistema de escoamento de água, então escolha um com bastante furinhos, e não se esqueça das camadas de drenagem abaixo do substrato. 

Outra coisa que não é recomendado é plantar outras coisas, ou até mesmo mais de uma suculenta muito próxima no vaso, pois assim a sua plantinha vai ficar brigando com a outra por luz e nutrientes. 

E atente-se também ao replantio. Quando você perceber que o vaso está ficando muito pequeno para a sua plantinha, ou que as raízes dela estão começando a crescer para fora dele, está na hora de trocar para um vaso maior. 

Lembre-se de fazer essa troca de vaso quando o substrato estiver seco, porque desse jeito vai ser mais fácil de fazer os torrões se soltarem das raízes.

 Outra dica sobre vasos é preferir os de vidro ou os de plástico transparente, assim você vai conseguir enxergar melhor as raízes da sua planta para saber o momento da rega e do replantio, e também os vasos de barro ou cimento, pois estes ajudam a absorver a umidade que as suculentas não gostam nas raízes. 

Suculentas precisam ser adubadas?

A adubação das suculentas é ideal de ser feita a cada três meses, e com adubos orgânicos, como o húmus de minhoca. Também pode ser adicionado o pó de casca de ovo, pois plantas que gostam de receber bastante sol geralmente necessitam de cálcio

Existem também alguns adubos prontos que já são próprios para suculentas, inclusive um Bokashi específico para essa plantinha.

Imagem de uma mão segurando um recipiente de adubo Bokashi para Suculentas da marca Gold Plant

A poda não é necessária, mas você pode remover as folhas murchas e secas da sua plantinha para ajudar no crescimento e desenvolvimento de novas brotações.

Ainda tenho medo de não conseguir plantar nada, o que faço?

Se mesmo depois de todas essas dicas você ainda estiver com receio de cuidar de plantinhas na sua casa, vamos trazer uma dica que vai facilitar para você ter seu primeiro cantinho verde sem preocupações.

A dica é sobre a B Box. É uma horta inteligente que já vem com as cápsulas, o substrato, as sementes que você escolher, e os filtros auto irrigáveis que absorvem a quantidade certa de água para cada planta. 

B Box da Brota Company com vários temperos crescendo e uma mão colhendo

Já vem tudo na quantidade certa! É só encher as cápsulas com o substrato, colocar as sementes, encher o reservatório de água e pronto!

Você só precisa colocar sua Box perto de uma janela onde bate sol, e encher o reservatório de água novamente depois de 15 ou 25 dias. E aí é só esperar e ver a magia das brotinhas acontecer. Achou legal, vai te ajudar a plantar de um jeito mais fácil e sem preocupação? Acesse esse link e garanta já a sua!

B Box da Brota Company em um fundo verde com vários temperos crescendo

Como identificar problemas na suculenta

Seguindo todos os cuidados mencionados, você não precisa ter medo de matar sua plantinha. Porém, se algo der errado no meio do caminho, a sua suculenta vai dar sinais visíveis e você pode descobrir o que está acontecendo.

1. Estiolamento: hastes compridas e folhas espaçadas

Suculentas com hastes compridas estioladas em um vaso de barro na cor preta

Esse tipo de problema acontece quando sua suculenta não está recebendo sol o suficiente, ou a luminosidade está batendo apenas em uma parte da planta.

Assim, ela irá se “espichar” em busca de uma fonte de luz, e suas hastes irão ficar bem compridas, perdendo o formato original dela. Depois que isso acontece, não é mais possível fazê-la voltar ao normal, mas você pode fazer mudas e plantá-las em um local com a luminosidade ideal.

2. Folhas muito moles

Folhas moles de uma suculenta que foi molhada em excesso

Imagem: Vecteezy / Sid Vladmir

Se você perceber que as folhas estão ficando muito moles e, ao apertá-las, estiverem cheias de água, isso significa que você está regando demais, ou que a água não está sendo escoada. 

Diminua a rega, verifique se a água não está ficando parada nas raízes e troque seu vaso e o substrato se necessário. Se as raízes já estiverem com aspecto bem escuro e podre, você pode tentar recuperá-la cortando a parte podre e fazendo uma muda com o restante.

3. Folhas secas e retorcidas

Como mencionamos anteriormente, se sua suculenta estiver sofrendo com falta de água, suas folhas ficarão murchas. Regue sua planta com uma frequência um pouco maior e observe a reação, sempre fazendo o teste do dedo no substrato para verificar a umidade.

Suculenta com folhas secas e marrons por falta de água

Imagem: Garden Gate Magazine

Se as folhas murchas estiverem concentradas apenas na parte da base da sua suculenta, isso é normal, significa apenas que elas já envelheceram. Se elas estiverem já bem secas e saindo com facilidade, pode removê-las!

4. Fungos

Folha de suculenta amarelada e com mancha

Se sua plantinha estiver sendo atacada por fungos, ela irá apresentar manchas nas folhas. Se esse for o caso, o ideal é fazer a poda das folhas doentes (lembrando sempre de esterilizar o seu instrumento a cada corte que fizer), aplicar um cicatrizante em cada corte (podem ser utilizados a canela em pó, o extrato de própolis, e até mesmo esmalte de unhas) e aplicar um fungicida.

Para evitar esse problema, o ideal é manter a adubação da sua plantinha sempre em dia, assim ela terá os nutrientes necessários para se proteger de pragas como fungos e cochonilha.

Quer mais dicas de cultivo de plantas para a sua casa?

Hoje tiramos as principais dúvidas sobre as suculentas, que são tão populares mas ainda tão incompreendidas! Tem interesse em aprender mais sobre outros tipos de plantas e como cuidar delas?

No nosso canal do YouTube temos uma playlist com vídeos bem completinhos e fáceis de seguir ensinando como plantar e cuidar de uma variedade de plantinhas! Lá, temos conteúdos novos toda sexta-feira e você pode acompanhar tudo fazendo a inscrição no canal!

Não esqueça também de nos seguir no Instagram. É por lá que avisamos sempre que um novo conteúdo vai ao ar, e ainda postamos conteúdos curtos com dicas rápidas sobre plantinhas e seus cuidados!

Se esse artigo tiver te ajudado, manda um alô pra gente no direct! Vamos ficar muito felizes em receber seu feedback.

E se quiser retribuir, comenta da Brota com algum amigo seu. Vamos revolucionar a jardinagem no Brasil! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *