Afinal, a Avenca é um tipo de samambaia?
Esta planta ganhou o coração de muitos brasileiros e está presente em muitas decorações, paisagismos e jardins ao longo do país!
Hoje, vamos aprender um pouco mais sobre as Avencas, de onde vieram, como cultivá-las e deixá-las sempre cheias de vida.
A origem da Avenca
A Avenca vem da família Pteridaceae, a mesma das Samambaias. Por isso, podemos dizer sim que elas estão relacionadas!
Existem cerca de 200 espécies de Avenca, e elas são classificadas no gênero Adiantum.
A origem desta planta se dá na América Central, América do Sul e também em algumas regiões da Ásia, onde prevalecem os climas Tropical e Temperado.
No geral, é uma planta que traz um sentimento de nostalgia para muitas pessoas, por sua presença marcante nas casas dos avós brasileiros.
Além disso, é um item excelente para decorações, tanto em áreas internas como externas.
Agora que já sabemos um pouco mais sobre a origem da Avenca, vamos para as dicas de cultivo?
Como cultivar Avenca em casa
Idealmente, a Avenca deve ser cultivada em meia-sombra, em um local com bastante luminosidade, porém sem sol direto.
Ela até pode receber sol direto em suas folhas, desde que seja nos horários em que ele já não está tão forte, como fim de tarde ou início da manhã.
Cultive a Avenca bem próximo a uma janela, ou sob a copa de plantas e árvores maiores, assim ela receberá a luz filtrada, evitando que suas folhas delicadas queimem e ressequem.

Caso elas estejam recebendo sol de menos, ela irá dar sinais como folhas amarelas, fraqueza e crescimento lento ou estagnado.
As Avencas também são plantas epífitas, e podem ser cultivadas sem substrato, em xaxim ou apoiadas em árvores. Sendo assim, são ótimas opções para serem plantadas em vasos suspensos!
Certifique-se também de que o local tenha uma boa umidade e que fique longe de ventos fortes ou de ar-condicionado. A Avenca tem preferência por ambientes úmidos, e os ventos podem ressecá-la, além de danificarem suas folhas delicadas.
Em que vaso posso plantar a Avenca?
Para o vaso da Avenca, dê preferência a materiais não porosos ou vasos esmaltados, para que a umidade seja mantida com mais facilidade. Vasos de fibra de coco e xaxim também são muito indicados para este tipo de planta.
Atente-se também à drenagem do vaso, pois apesar de gostar de ambientes úmidos, o excesso de água irá danificar esta planta.
A Avenca, por gostar do substrato com uma boa umidade constante, é muito indicada para ser plantada em vasos autoirrigáveis, como o Vaso Decor da Brota Company!

Com ele, você pode ficar até 90 dias sem regar, garantindo a umidade perfeita para sua planta.
Além disso, ele possui um sistema anti-dengue, deixando seu reservatório de água 100% protegido contra o mosquito e outros insetos!
Ficou interessado? Acesse o site da Brota Company e confira todos os modelos de vasos autoirrigáveis disponíveis!
Saiba fazer a escolha certa de substrato para a Avenca
Na hora da escolha do substrato, aposte em uma mistura de terra vegetal, rica em matéria orgânica, e faça uma mistura com fibra de coco, areia grossa ou algum material que traga leveza e permita a circulação de ar.
Na hora da rega, certifique-se de molhar o substrato por inteiro, e com uma boa quantidade. Você saberá que a água está suficiente quando começar a escorrer pelo fundo do vaso.
Assim, irá garantir que a água não está somente na superfície do substrato, e está chegando nas raízes da planta.
A umidade do solo é essencial para o cultivo da Avenca, portanto certifique-se de que ela não irá passar por períodos de seca! Sinta o substrato com os dedos e regue sempre que perceber que ele já está levemente seco.

Atente-se também às mudanças de temperatura ao longo do ano. Lembre-se que nos meses mais quentes, a tendência é que a água evapore mais depressa, e logo as regas devem ser mais frequentes.
Já no inverno, o substrato irá permanecer úmido por mais tempo, e a rega deve ser menos frequente, para que o solo não fique encharcado, sufocando as raízes da planta.
Quanto à adubação, as Avencas não são muito exigentes. Apostem adubos naturais e fertilizantes líquidos, como o NPK.
Como fazer mudas de Avenca?
As Avencas são uma espécie de planta que não possuem flores nem frutos. Sendo assim, a sua reprodução natural acontece por meio dos esporos.
Os esporos são identificados como pontinhos marrons que aparecem nas folhas das samambaias. A partir deles, ao serem plantados na terra, surgem novas mudas de Avenca.

Porém, este método de reprodução não é muito recomendado, por ser extremamente lento e difícil de dar certo.
O método mais recomendado para a propagação da Avenca é por meio de mudas feitas através da divisão do rizoma.
Para fazer este processo, basta remover sua planta do vaso, soltá-la do substrato e dividir a planta em quantas vezes quiser, desde que cada parte tenha uma boa quantidade de raízes e de folhas saudáveis.
Plante as mudas na mesma profundidade em que estavam, em um substrato ideal e levemente úmido, seguindo todos os cuidados necessários no cultivo da Avenca.
Pingback: Samambaia: Como CUIDAR em casa e principais TIPOS - Blog Brota Company