Vamos ao passo a passo para poder montar a sua bBox certinho! Isso vai ser muito importante para as suas plantinhas crescerem bem. Bora lá?


1 – Abra todas as caixas e verifique os itens na embalagem

Você vai encontrar alguns materiais, como:

  • uma bBox;
  • 6 cápsulas de solo inteligente;
  • 6 sementes selecionadas;
  • 6 filtros auto irrigáveis;
  • 1 manual de instruções de montagem;

Dê uma olhada e veja se chegou tudo por ai! Caso não, entre em contato com a nossa equipe, ok? Você pode falar com alguém clicando aqui.


2 – Adicione os filtros de irrigação em cada copinho da bBox

Confira se eles estão encostando no fundo! Os filtros são os tubinhos brancos de algodão que geralmente vêm bem juntinho de cada cápsula. Achou?

O filtro faz a ligação da água do reservatório para o solo inteligente. É o que permite que você fique em média cerca de 15 dias sem recolocar água na bBox!


3 – Abra os saquinhos de solo inteligente e adicione um a um em cada copinho

Você pode usar uma tesoura para cortar a ponta superior dos saquinhos e facilitar a saída do solo inteligente! 

Depois, basta ir adicionando um saquinho para cada copinho até próximo à borda – mas NÃO COLOQUE TODO O SOLO INTELIGENTE. Guarde um pouquinho para colocar por cima das sementes depois.


O plástico do saquinho é biodegradável e hidrossolúvel. Teste colocá-lo na água depois de usar para ver o que acontece 💚

Se lembre de deixar um pouquinho do solo inteligente pro final, cerca de uma colherzinha de “café”! 

4 – Coloque as sementes

Espalhe todas as sementes que vem no saquinho de sementes por cima do solo inteligente. E depois cubra com uma fina camada do solo que você tinha guardado, a quantidade de uma colher de café.

Muita atenção: as sementes devem ficar quase na superfície, basta colocar um pouquinho do solo inteligente só para cobrir. Nada de colocar as sementes muito fundo! Isso vai ser muito importante para a germinação 🙂

5 – Adicione 1L de água no reservatório

Agora encha uma jarra ou garrafa com 1L de água, mire no botãozinho e adicione ao reservatório da sua bBox!  

Você só vai precisar conferir o seu reservatório próximo a 20 dias. Não precisa colocar água a cada momento de o botão baixar, combinado?

Porém, dependendo da região onde você mora, pode ser que as plantinhas precisem de água um pouco antes disso, ok?

6 – Coloque a sua bBox em um lugar com Sol, ou na bLed

Coloque em um lugar que pegue mais de 4 horas de luz diárias ou na bLed, a iluminação artificial da Brota.

É recomendado um ambiente que pegue pelo menos 4 horas de sol direto e intenso, podendo ficar mais tempo que isso. Caso plante com a bLed, é só deixar na bLed o tempo todo e deixando a bLed ligada por no mínimo 16 horas ligada e desligada por 8 horas. O ideal é ligar ao acordar e desligar ao ir dormir, por exemplo.

Agora, a sua horta inteligente está completamente montada! 

Algumas dúvidas frequentes:

Apesar do passo a passo, pode ser que você ainda tenha algumas dúvidas por aí, né? Então se liga porque separamos algumas que costumam aparecer na hora de plantar na bBox. 

Qual a quantidade de sementes que eu devo colocar na bBox? 

O saquinho vem com a quantidade ideal para cada plantinha, então é só colocar todas as sementes do saquinho.

Onde colocar a bBox?

A bBox Clássica (sem iluminação artificial)  precisa de pelo menos 4h de sol direto todos os dias. 
Então é importante que ela fique perto de uma janela ou varanda, mas longe de chuva e vento, para não danificar as plantinhas.

Em alguns lugares do Brasil o sol é muito intenso, se esse for o seu caso, deixe a bbox Classica no sol da manhã ou final de tarde, para evitar que elas queimem.

E para quem mora em lugares que o céu fica nublado muitos dias, aproveite bem os momentos de sol. A ilustração abaixo mostra o que é sol direto e o que é uma luminosidade:


Se você está plantando com a bLed, basta montar a sua bBox, encaixar a luz e deixar onde você quiser. Só vai precisar de uma tomada por perto.

Em quanto tempo devo montar a minha bBox?

A bBox pode ser montada logo que ela chegar ou em até 1 ano, a nossa dica é manter as capsulas e sementinhas dentro de sua embalagem original, bem fechadas e armazenadas em um lugar longe de fontes de calor e umidade.

Elas possuem validade de 12 meses, então, sem problemas! Mas claro, indicamos montar o quanto antes para que você possa aproveitar logo as suas plantinhas.

Porque conferir o reservatório depois de 10 dias? 

Cerca de15 a 20 dias é o tempo médio que as plantinhas levam para consumir toda a água adicionada no reservatório.

Isso pode variar de um lugar para o outro, dependendo da quantidade de sol e umidade, mas no geral, as plantas precisam de água, mas não podem ficar com o solo encharcado.

Então, perto dos 10-15 dias você pode ir dando uma conferida no reservatório e adicionar mais 1 litro de água se estiver sem 🙂

Não precisa adicionar água sempre que o botão da bBox variar
, o botão de nivelamento, mede o nível máximo e não mínimo de água, desta maneira, ele não mostra a hora correta de colocar mais água. O ideal é pegar sua bBox e dar uma leve “balançada” nela, sentindo o nível da agua.

O recomendado é que você abasteça o reservatório apenas quando ele estiver vazio. 😉

Como limpar a bBox?

A bBox não tem grandes segredos para ser limpa. Normalmente ela pode ter algumas sujeirinhas de terra, o que é normal, pois estamos cuidando de plantas. Porém, se você gostar de deixar ela bem limpinha é só passar um papel ou um pano entre os espaços para tirar a terra que dá tudo certo!

Caso sua bBox não esteja com terra você também pode desencaixar as peças e fazer uma maior limpeza, utilizando um pano com água e sabão.

Devo trocar a água da bBox?

Não é necessário trocar a água da bBox, pois toda a água que você colocar no reservatório vai ser absorvida através dos filtros que fazem contato com a terra, possibilitando que fique ali parado no reservatório sempre a água mais nova que você adicionar pelo botão.

Gostou? Acesse mais informações como essa em nosso blog!



4 comentários em “Como montar a bBox? A Horta Inteligente da Brota Company”

  1. Achei a qualidade fraca. As hastes não vieram bem coladas, os contatos não são fixados. Tudo é meio bambo. Só veio um ancinho, não veio a pá.

    1. Oii Antonio, como vai?

      A b.led é feita de plástico reciclado e portanto, pode parecer um produto mais frágil mesmo. Mas isso não quer dizer que a sua b.led é para estar mal encaixada e com os contato não fixados.

      Peço a gentileza que entre em contato com a nossa central de atendimento para que possamos avaliar melhor o seu produto e te reenviar um novo caso seja necessário. É só você entrar em contato por esse link aqui: https://wa.me/5519991694709

      Estamos aqui para te ajudar!

  2. Boa noite. Fiquei feliz com o atendimento de vcs em relação a troca da led. Espero que dê tudo certo. Esqueci de dizer que também não veio o ancinho. Por favor, mandem também.

    1. Oii Bia, como você está?

      Que bom que conseguiu conversar com o nosso atendimento e resolver a situação com a sua b.led e da ferramentinha!

      Continuamos plantando juntos, pode contar com a gente 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *