Há cerca de duas décadas, a sustentabilidade se tornou manchete frequente no mundo corporativo, principalmente pela preocupação que existe com o desgaste do meio ambiente.

O consumidor, por sua vez, anda muito mais preocupado e investigativo com seu consumo, e assim, é natural que o mercado se adapte com essa necessidade.

Uma das formas encontradas para lidar com esse demanda é trabalhar o marketing verde ou ecomarketing, uma estratégia de marketing que possui o objetivo de posicionar uma marca com uma forte consciência ecológica.

O marketing verde não utiliza só anúncios e divulgações superficiais, mas sim envolve o trabalho complexo das empresas com uma postura real e responsável frente à sua operação, trazendo uma série de vantagens e benefícios para sua organização.

Nesse texto, você irá entender mais um pouco sobre a importância do marketing verde para empresas e como ela pode potencializar resultados. Vamos lá?

Greenwashing X Ecomarketing:

Em uma forma de obter vantagem no mercado, o termo greenwashing  significa algo como pintar de verde uma marca, e pode ser praticado por empresas e indústrias públicas ou privadas, organizações não governamentais (ONGs), etc.

Consiste na estratégia de promover discursos, anúncios, ações, propagandas e campanhas publicitárias sobre ser ambientalmente correto, green, sustentável, eco-friendly, entre outros termos.

A primeira intenção do  greenwashing é conectar a imagem de quem divulga essas informações à defesa do ambiente, mas, na verdade, as medidas reais que colaborem com a minimização ou solução dos problemas ambientais não são realmente adotadas e, muitas vezes, as ações tomadas geram impactos negativos ao meio ambiente.

greenwashing é como uma propaganda enganosa, uma imagem é mostrada, porém, a realidade é outra. 

Com a facilidade de encontrar informações atualmente em vários setores, o consumidor está atento a esse tipo de abordagem e as marcas não levam créditos positivos por isso.

Por que fazer um Marketing Verde bom e consciente?

Para que o marketing verde seja bem-sucedido, ele precisa relacionar verdadeiramente sua marca ao consumidor. Uma única ação ecológica, quando todo resto dos produtos e operações não acompanham, não torna sua empresa sustentável.

1. Contribui para o meio ambiente

A partir do momento que sua empresa adota práticas mais sustentáveis, ela contribui para diminuição do impacto negativo dentro do ecossistema do seu negócio.

Isso pode ser visto em ações como para redução do uso de plásticos e produtos à base deles, adoção de substâncias menos agressivas, reutilização de água, diminuição da liberação de carbono, entre outras.

Considerando a transparência e acesso a informações que possuímos hoje, a evolução de suas operações sustentáveis mostra-se como um indicador mais coerente e relevante para a conquista dos seus clientes e consumidores.

2. Protagonismo de marca

O que grandes estudos revelam é que precisamos mudar nossos hábitos de consumo e produção, atualmente, 87% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas sustentáveis.  (Ti Inside, 2019). Isso afeta diretamente o mercado dos negócios. 

Seu cliente passa a procurar mais novas oportunidades em relação ao tema de forma mais consciente e com sua marca liderando essa transformação ou buscando ser referência no assunto.

Dessa forma você ganha notoriedade, influenciando além da transformação dentro do ecossistema, mais pessoas a procurar por seus produtos e serviços.

3. Expande seu público

Trabalhar com uma operação sustentável e com a estratégia de marketing verde faz com que seu negócio ganhe ainda mais diferenciais competitivos dentro do mercado.

A partir disso, você aumenta mais o número de leads dentro do seu negócio que possuem interesse em seu segmento e que também possuam preferências sustentáveis.

Isso não quer dizer que seus clientes que não possuem esse cuidado irão deixar de comprar seus produtos ou serviços. Mas sim que, dentre duas marcas, ele vai escolher a sua.

Nisso, ter o máximo de diferenciais faz com que o negócio consiga manter e também aumentar o seu faturamento, ganhando mais preferência.

4. Aumenta o valor dos produtos e serviços

Os consumidores estão cada vez mais voltados em gastar mais para produtos que representam seus valores pessoais. Em média, 70% dos compradores que valorizam o propósito pagam um valor adicional de 35% do custo inicial para compras sustentáveis, como produtos reciclados ou ecológicos. (Diário do Comércio, 2020).

Esse fato, faz com que práticas sustentáveis dentro da sua empresa, por mais que representem um custo inicial para adaptação, mostram um aumento do valor médio de compra dos seus clientes. Assim, é visível a importância das estratégias de marketing verde e sustentabilidade.

Vantagens comerciais

Os números mostram o quanto o consumidor está realmente preocupado com a causa e mudando seus hábitos conscientemente:

95% dos executivos, empresários e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio ambiente e sustentabilidade (PwC, 2015)

87% dos consumidores preferem comprar de empresas sustentáveis (FIEP, 2019)

54% dos consumidores frequentemente ou sempre preferem marcas reconhecidas por cuidar do meio ambiente (Opinion Box, 2017)

42% deles se preocupam muito com as práticas sustentáveis de uma empresa ao comprar um produto (Opinion Box, 2017).

O que é possível fazer?

Entre as ações que podem ser implementadas às organizações que solucionam ou amenizam os impactos ao meio ambiente, temos:

Água:
Economize água sempre que for possível, inclusive, em seu processo produtivo.

Materiais pláticos:
Reduza o uso de materiais plásticos em todas frentes. É o caso de restaurantes que não usam canudos, utilizam copos de papel e embalagens reutilizáveis ou recicláveis.

Poluição:
Pesquise e contribua para programas que colaboram com a redução da poluição.

Consumo:
Procure meios de aumentar a durabilidade dos produtos que oferece e proponha novas formas de modelos de negócio para promover um consumo mais consciente com seus clientes.

Reaproveitamento:
Reaproveite materiais para ir além da admiração dos consumidores e também gerar economia.

Lixo:
Dê destino correto ao lixo que você gera e ofereça as condições necessárias para essa ação na empresa

Projetos:
Colabore com projetos sociais ou crie projetos relevantes que estejam ligados ao seu negócio.

Inclusão
Tenha a inclusão como uma pauta principal dentro da sua empresa e seja ativo socialmente com as pautas externas com a sociedade.

Diversidade
Seja ativo no trabalho e acesso da diversidade ao ambiente de trabalho e na sociedade, como diversidade étnica, social, sexual e de gênero. 

Lembrando sempre que não é sobre estampar o que você pode fazer e sim, representar ações concretas do que sua organização é.

No fim, é válido fazer sempre o questionamento se uma determinada ação é correta ou não, realizar o trabalho de forma coerente e naturalmente, o público reconhecerá seu trabalho.

Cases de sucesso de empresas sustentáveis

Patagonia

A Patagônia tornou-se conhecida por meio do marketing verde que apoia o ativismo ambiental. Fatura US $1,2 bilhão por ano com uma estratégia única: a defesa radical do meio ambiente.

Todo o algodão usado da confecção de suas roupas é orgânico, mas a ideia agora é ir além, para um cultivo regenarativo.

Em seu site, eles dizem: “Fazemos parte de um movimento pela mudança. Desde o apoio aos jovens que lutam contra a exploração de petróleo até processar o presidente, atuamos nas questões ambientais mais urgentes que nosso mundo enfrenta. Conecte-se com grupos ambientais por meio da Patagônia Action Works e tome medidas para proteger as pessoas e o planeta.

Natura

A Natura é a pioneira em marketing verde no Brasil. Além de usar embalagens recicláveis e realizar projetos de conservação da Amazônia, a marca já assumiu a responsabilidade de reduzir suas emissões de carbono em sua produção.

Ela está entre as empresas sustentáveis de destaque pela intensificação do seu foco na área socioambiental, com iniciativas que buscam aumentar o impacto positivo para toda a sociedade.

Entre as suas ações estão o auxílio prestado às consultoras que vendem os produtos da marca para aumentar seu nível de escolaridade; A criação, em parceria com a Coca-Cola, do IPS (Índice de Progresso Social), utilizado para melhorar a atuação das empresas no Médio Juruá, no Amazonas, com comunidades extrativistas que fazem parte de uma cadeia de fornecimento.

Além disso, a marca também possui diretrizes chamado de Visão de Sustentabilidade 2050, responsável por ampliar o impacto positivo causado pela empresa até 2050.

Ben & Jerry’s

A marca é referência nos esforços para sustentabilidade no que se refere à indústria de lácteos. Seus fornecedores de leite da assinaram um contrato no qual eles se comprometem com o bem-estar e gestão dos seus funcionários. 

De olho nas novidades, a Ben & Jerry ‘s busca constantemente trabalhar com sustentabilidade visto que os consumidores vêm procurando por essas informações ao comprar alimentos.

Sua definição de sustentabilidade é ampla e tem três premissas principais que sempre estarão sujeitas a opiniões individuais. Essas envolvem o ambiente, pessoas e a viabilidade econômica.

Como demonstrado pela Ben & Jerry’s, os processadores precisam reconhecer que há um custo para atender a essas expectativas.

Starbucks

Em 2018, a Starbucks anunciou seus planos de eliminar os canudos de plástico em suas lojas no mundo todo e seus novos objetivos de sustentabilidade também incluem a mudança da empresa para embalagens reutilizáveis.

Com a ajuda do World Wildlife Fund (WWF) e da Quantis, uma organização de consultoria em sustentabilidade, a Starbucks quantificou a pegada de carbono, resíduos e água em sua cadeia de suprimentos e operações em todo o mundo.

Essa visão forneceu à Starbucks um ponto de partida claro, que resultou nas novas estratégias ambientais.


Conclusão

Com esses pontos, fica claro as vantagens de trabalhar em sua organização com o marketing verde. As organizações possuem um papel muito importante para a transformação das comunidades e do mundo para mais sustentabilidade.

Cada vez mais as marcas se tornam abertas aos seus consumidores e assim, a coerência é uma chave fundamental para garantir o sucesso do seu negócio e de minimizar os impactos ao meio ambiente.

Na Brota, a busca por transformar o mundo em um lugar melhor é constante, venha conhecer!

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