Nesse post, separamos as dicas da como cuidar Zamioculca na sua casa. Incluindo os cuidados básicos, tipos e algumas dicas especiais para a planta da prosperidade crescer e florir.

Boa leitura!

Tipos de Zamioculca

Tipos de Zamioculca

Primeiramente, a Zamioculca é uma planta nativa da África, mais especificamente da Tanzânia e faz parte da espécie queridinha dos brasileiros: a suculenta. 

Com isso, é uma planta capaz de armazenar água nas folhas, raízes ou nos talos, reduzindo o volume de regas e facilitando o cuidado. Ao mesmo tempo, se adapta a diferentes ambientes internos e externos.

Agora, vamos aos principais tipos:

Zamiifolia Dowon

Popularmente chamada de Zamioculca Negra, a principal característica são as folhas escuras, em um tom inicial de verde que, ao amadurecer, fica quase preta. Inclusive, muitas a conhecem como Raven.

Atinge até 75cm de altura e tem crescimento lento.

Emerald Palm

Uma suculenta clássica, com folhas verdes vibrantes, atinge até 90cm e usa pouco espaço. Com isso, é ideal para áreas internas e até cresce mais que o esperado.

Vale dizer que não é totalmente reto/vertical o crescimento, ou seja, alguns “galhos” podem precisar de mais espaço.

Lucky Classic Plant

Sendo uma das plantas da prosperidade mais conhecidas, essa zamioculca tem folhas mais estreitas em um tom vivo de verde.

No geral, atinge até 50cm de altura e é uma das mais usadas em escritórios e salas-de-estar.

Supernova

A Supernova é uma zamioculca que muda de tom conforme o crescimento, em um tom mais escuro de verde e algumas com listras pretas-avermelhadas.

Sendo uma das espécies belas e queridinhas do público, alcança a média de 75cm de altura.

Outros tipos de zamioculca incluem a Variegata, Zenzi, Whipped Cream e Lucky White.

Como cuidar Zamioculca: dicas e cuidados

Como cuidar Zamioculca dicas e cuidados

Agora, separamos as melhores dicas de como cuidar Zamioculca para ter uma planta realmente saudável, crescendo e atingindo o resultado máximo. Confira!

1# Regas

Primeiramente, essa espécie de planta é reconhecida pela capacidade de reter água, como um armazenamento interno.

Dessa maneira, o ideal é regar em torno de três vezes na semana nos períodos mais quentes. Salvo quando há chuvas constantes, neste caso, reduza mais a ação.

Já no inverno, em locais muito úmidos ou quando chove com frequência, uma vez na semana ou a cada 15 dias é o suficiente.

Se a sua fica dentro de casa ou mesmo quando você se esquecer de regar, a dica é escolher um vaso autoirrigável.

No geral, se a sua zamioculca ficar com as folhas sem brilho ou amareladas, costuma ser um sinal de excesso de água. Então, reduza a quantidade.

2# Como cuidar Zamioculca: escolhendo solo e manutenção

Esse tipo de planta segue a regra das demais suculentas: o solo deve ser arenoso, drenável facilmente. Isso significa que os solos que encharcam demais não são uma boa opção.

Para fazer isso, você pode usar uma manta de drenagem, bem como um bom substrato. Geralmente, escolha um mix de adubo orgânico+terra vegetal+areia em iguais proporções.

Um cuidado básico da zamioculca é fazer a manutenção, que é bem simples: retirar as folhas amarelas ou que secaram. Além disso, coloque adubo a cada 3 meses, em média.

3# De olho na iluminação

Uma das dicas especial de como cuidar zamioculca é fornecer a iluminação que a sua planta precisa.

No habitat natural, essa espécie nasce embaixo das copas das árvores.

Por isso, a dica é escolher pontos de sol indireto, ameno. Ao mesmo tempo, fique atento aos horários de pico, que podem queimar as folhas.

4# Como cuidar Zamioculca para fazer mudas

Para ter um vaso ainda mais cheio, ou vários vasos da sua planta, a dica é criar mudas.

Assim, pegue um galho da zamioculca que esteja saudável e corte as folhas com um pedaço do cabo. Em seguida, coloque esses galhinhos em uma horta inteligente, com um excelente substrato. Destacando que 5cm de cabo deve ficar dentro do solo.

Então, basta ir regando gradualmente até criar raízes e transferir para outro lugar.

Outra opção é colocar a zamioculca apenas em vaso com água, em local bastante iluminado.

5# Como cuidar Zamioculca: cuidados

Um cuidado é o replante: caso seja necessário, tenha um vaso novo a postos, remova todo o substrato da planta. No novo vaso, coloque brita ou manta de drenagem, coloque um pouco de terra vegetal, a planta e mais terra e substrato, firmando bem.

Você também pode usar casca de pinus para finalizar, já que o acabamento do vaso fica super bonito.

Além dos cuidados com rega e solo, é válido destacar que essa planta é tóxica quando ingerida. Ou seja, mantenha fora do alcance de crianças e animais.

Caso alguém/algum animal acabe comendo parte da planta, procure um profissional da saúde rapidamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *