Se você não sabe para que serve orégano, ou só conhece o tempero por ser comum em massas, é hora de mudar este cenário. Pensando nisso, separamos os benefícios para a saúde que você não sabia.

Ao final, você terá uma dica especial de como cultivar alguns temperos super especiais em casa, de uma forma prática. Confira!

Para que serve orégano

1# Fortalece seu sistema imunológico

Para começar, o orégano é rico em vitaminas A e C, bem como antioxidantes. Essa combinação é uma ótima aliada para fortalecer seu sistema imunológico.

Por isso, pode auxiliar na recuperação de algumas enfermidades, como quadros leves de gripes e resfriados.

2# Reduz o colesterol

O colesterol é um problema que atinge 40% da população brasileira, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia. Quando os níveis ficam altos, eleva o risco de infartos e outros problemas cardíacos.

Talvez você não saiba, mas a composição do orégano auxilia no controle dos níveis de gordura na corrente sanguínea, baixando o colesterol.

3# Para que serve orégano: conheça os benefícios cosméticos

Para que serve orégano conheça os benefícios cosméticos

O orégano é um cosmético natural rico em Vitamina C e antioxidantes. Com isso, previne o envelhecimento precoce dos tecidos, fortalece e melhora o aspecto da pele.

Inclusive, é um composto famoso em cremes faciais e corporais, produtos para cabelo e até bases/esmaltes.

4# Estimula a boa digestão

Entre os benefícios do orégano está sua ação antiespasmódica capaz de aumentar a produção dos sucos interno.

Assim, reduz a produção excessiva de gases, diminuindo as cólicas e melhorando o processo digestivo. Além disso, traz maior sensação de saciedade e conforto para você. Um forte aliado para dietas de emagrecimento.

5# Melhore a sua respiração: saiba para que serve orégano

O orégano é um expectorante natural que auxilia na limpeza dos seus pulmões.

Com isso, você sente alívio em sintomas de alergia, tosses, descongestiona e atua para evitar/reduzir quadros de bronquite, sinusite, laringite e asma.

Ou seja, vale a pena investir em chás ou mesmo em formato de xarope.

6# Evita os picos de glicose no sangue

Evita os picos de glicose no sangue

Sempre que um paciente tem picos de glicose (diabetes), acaba susceptível a uma série de problemas. Como dores de cabeça, obstruções, problemas orgânicos e oculares, etc.

Diante disso, o consumo de orégano na rotina auxilia no bloqueio de algumas enzimas. Com isso, facilita o equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

Vale destacar que a diabetes não tem cura, mas adotar medidas de controle é essencial para melhorar sua qualidade de vida e no fim, levar uma vida normal.

7# O orégano como aliado na perda de peso

Se você está tentando perder ou controlar o seu peso, o orégano é um alimento indispensável, que pode fazer parte de diversos pratos e ingressar na sua rotina. Desde massas a saladas, proteínas e mais

Na prática, por ser rico em anti-inflamatórios e antioxidantes, esse tempero reduz a inflamação do corpo e estimula a quebra de blocos de gordura.

Assim, além de ser um facilitador na queima de calorias, pode aumentar a saciedade,  reduzindo a sensação de fome.

8# Combate radicais livres

Diversos estudos já apontam uma relação entre os radicais livres e o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Diante disso, há estudos que mostram o efeito antioxidante como um combatente, neutralizando esses radicais. Isso reduz a ação interna, prevenindo o crescimento de células cancerígenas.

9# Reduz as dores musculares

Reduz as dores musculares

A ação anti-inflamatória do orégano funciona como um relaxante muscular que pode ser usado de diferentes maneiras.

Uma ótima dica é misturar duas partes iguais de azeite e orégano e aplicar sobre a pele, massageando suavemente. Além de ser um um calmante natural, reduz inflamações e sensações de desconforto.

10# Para que serve orégano na ação fungicida

O orégano tem ação contra fungos e bactérias. Com isso, auxilia na eliminação de salmonela, melhora quadros de intoxicação alimentar, infecções, E.coli, etc.

Uma pesquisa realizada no Arizona mostrou que usar esse tempero para higienizar vegetais, misturado com água ou vinagre, é ideal para promover um melhor resultado.

Como cultivar em casa

Agora, separamos uma dica especial de como cultivar orégano em casa, podendo ser replicado para outros temperos.

Então, pegue a sua Box Clássica, coloque a terra e coloque algumas sementes em cada um dos vasinhos, com 1cm de profundidade. As sementes demoram em torno de 7 dias para germinarem.

Para isso, opte por colocá-la em uma janela ensolarada ou com a luz de led da Brota.

No período de germinação, é indicada a rega diária e esse prazo é reduzido após a primeira semana.

Enfim, após cultivada, é só transferir para a sua horta pessoal ou mesmo para um vaso mais amplo, tomando o cuidado para evitar alterações no clima ou solo.

O orégano é uma planta que gosta de bastante sol e se adaptam a solos mais secos, desde que recebam os demais cuidados. Como regas periódicas e adubos orgânicos, preferencialmente esterco de curral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *